segunda-feira, fevereiro 18, 2008


A Vírus - Mostra de Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação é uma iniciativa da ECO, Associação Cultural de Leiria, que surge da vontade de divulgar as disciplinas artísticas que dão nome ao evento, bem como estimular a produção artística local e regional. A decorrer nos dias 14,15 e 16 de Março de 2008, este será um espaço de difusão e troca de ideias, que assente numa forte base local mas que construa pontes para o panorama nacional (e internacional).
Esta é sem dúvida a melhor forma de incentivar os artistas emergentes a revelarem os seus trabalhos, e projectá-los para um patamar de reconhecimento generalizado.
De periodicidade anual, pretende-se que a Vírus cresça sempre em torno deste pilar estrutural: a relação simbiótica entre a cidade - os seus cidadãos, os visitantes, os artistas locais - e uma visão global da Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação, conseguida pelo equilíbrio de nomes mais conceituados e obras de valor amplamente reconhecido.
Construída numa arquitectura distribuída, usufruindo dos diversos espaços culturais leirienses, e em variadas actividades paralelas: um espaço comercial, núcleos de exposições, sessões de cinema e um concurso para novos artistas, a Mostra aspira a criar uma identificação da cidade com o evento, confluindo anualmente numa comemoração participada da arte e da cultura.

CONCURSO
Destinado a criadores sem trabalhos editados, os participantes estarão agrupados em 2 escalões etários e poderão concorrer nas 3 categorias artísticas promovidas pela Vírus: Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação, sendo que, no caso da BD, existe ainda uma sub-categoria destinada aos argumentistas.
Para além dos prémios para o primeiro classificado de cada categoria, os trabalhos apresentados a concurso serão alvo de uma selecção, com vista a serem expostos, numa área reservada para o efeito, no mesmo local onde estará patente a exposição dos artistas leirienses conceituados. Os três primeiros classificados das categorias de Banda Desenhada (história aos quadradinhos e argumento) e ilustração serão ainda publicados numa edição da responsabilidade da ECO e do Jornal de Leiria.

*Os trabalhos devem ser entregues entre 1 de Setembro e 31 de Dezembro de 2007.


Obrigada à minha Shaktí pela boa notícia. Podiamos visitar os amigos de Leiria, que achas?


Mauro Bex : maurobindo

Sem comentários: