terça-feira, fevereiro 19, 2008

Dossier Fumetto Portoghese

Vagueando pelo blogue Kuentro, de Jorge Machado-Dias, deparei-me com uma excelente notícia, que decidi partilhar convosco, caso vos tenha escapado. Um dossier inteiramente dedicado à Bedeteca de Lisboa e à BD independente produzida no nosso país. Que Portogallo apareça mais vezes por essa Europa Bedéfila fora.
O post é reproduzido tal como no seu original e deverá ser consultado no blogue acima mencionado.


De José Carlos Francisco - responsável pelo blogue português do Tex (http://texwiller.blog.com/) e sempre bem informado sobre o que se passa nos fumetti - recebemos um email com a notícia de que a Bedeteca de Lisboa e a BD Portuguesa estiveram em destaque num dos mais recentes exemplares da prestigiada revista italiana Scuola di Fumetto. Tratou-se da edição nº 55, editada em Novembro passado, inclusive com chamada na capa. Aqui ficam os scans que nos enviou, da capa da edição e das 3 páginas que abordam o tema português.




Mauro Bex : maurobindo

5 comentários:

Loot disse...

Ora aqui está uma boa notícia.

Mauro, não resisti e já fui buscar os três primeiros comics de "Silver Surfer In Thy Name" ;)

Nuno Amado disse...

Raios... que Silver Surfer é esse ?
Em relação a Fumetti, não sou grande apreciador, mas acho bem que haja muito mais divulgação para quem faz e para quem lê, e pelos vistos em Itália tão de olho aberto!

João Rosa disse...

Também não sou grande apreciador de fumetti, apesar de gostar de ler um bom Tex de vez em quando. Artigo muito bom para a divulgação da BD Portuguesa.

Já agora, falem lá desse Silver Surfer. Só vi que as capas eram do Turner.

Loot disse...

"In Thy Name" é a mais recente saga do Silver Surfer, é constituída por 4 comics e já sairam 3. Desconhecia por completo a sua existência e descobri-a na semana passada graças ao Mauro.

Resumidamente o Surfer encontra uma comunidade utópica e como pacifista que é e farto da crueldade e destruição a que assiste, decide explorar essa sociedade. Com o tempo vai descobrindo que não se trata da utopia que ele previa e envolve-se numa complicada trama que tem por objectivo iniciar uma guerra entre dois povos que pertecem à comunidade utópica. Mas nem tudo é o que aparenta ser e há medida que vamos descobrindo mais sobre a estória de ambos os povos nos questionamos quem são afinal os bons e os maus, se é que a divisão poderá ser tão simples.

Quando sair o quarto depois escreverei qualquer coisa sobre isto, posso dizer que o final do terceiro deixou-me com àgua na boca.

Abraços

Unknown disse...

Só posso ficar contente com a divulgação da nossa BD no estrangeiro, pois é sempre bom sinal que tal suceda.

Quanto à nova história do Surfer, vi as capas quase que sem querer na BdMania e claro, tive logo de lhe deitar a mão.
Do que trata a estória não fazia ideia nenhuma, mas já que o _loot_ esclareceu a malta, tudo agora está mais claro :)
Vou esperar para ter os 4 na mão e só depois ler a história.