terça-feira, fevereiro 19, 2008

Dossier Fumetto Portoghese

Vagueando pelo blogue Kuentro, de Jorge Machado-Dias, deparei-me com uma excelente notícia, que decidi partilhar convosco, caso vos tenha escapado. Um dossier inteiramente dedicado à Bedeteca de Lisboa e à BD independente produzida no nosso país. Que Portogallo apareça mais vezes por essa Europa Bedéfila fora.
O post é reproduzido tal como no seu original e deverá ser consultado no blogue acima mencionado.


De José Carlos Francisco - responsável pelo blogue português do Tex (http://texwiller.blog.com/) e sempre bem informado sobre o que se passa nos fumetti - recebemos um email com a notícia de que a Bedeteca de Lisboa e a BD Portuguesa estiveram em destaque num dos mais recentes exemplares da prestigiada revista italiana Scuola di Fumetto. Tratou-se da edição nº 55, editada em Novembro passado, inclusive com chamada na capa. Aqui ficam os scans que nos enviou, da capa da edição e das 3 páginas que abordam o tema português.




Mauro Bex : maurobindo

5 comentários:

_Loot_ disse...

Ora aqui está uma boa notícia.

Mauro, não resisti e já fui buscar os três primeiros comics de "Silver Surfer In Thy Name" ;)

Bongop disse...

Raios... que Silver Surfer é esse ?
Em relação a Fumetti, não sou grande apreciador, mas acho bem que haja muito mais divulgação para quem faz e para quem lê, e pelos vistos em Itália tão de olho aberto!

celtic-warrior disse...

Também não sou grande apreciador de fumetti, apesar de gostar de ler um bom Tex de vez em quando. Artigo muito bom para a divulgação da BD Portuguesa.

Já agora, falem lá desse Silver Surfer. Só vi que as capas eram do Turner.

_Loot_ disse...

"In Thy Name" é a mais recente saga do Silver Surfer, é constituída por 4 comics e já sairam 3. Desconhecia por completo a sua existência e descobri-a na semana passada graças ao Mauro.

Resumidamente o Surfer encontra uma comunidade utópica e como pacifista que é e farto da crueldade e destruição a que assiste, decide explorar essa sociedade. Com o tempo vai descobrindo que não se trata da utopia que ele previa e envolve-se numa complicada trama que tem por objectivo iniciar uma guerra entre dois povos que pertecem à comunidade utópica. Mas nem tudo é o que aparenta ser e há medida que vamos descobrindo mais sobre a estória de ambos os povos nos questionamos quem são afinal os bons e os maus, se é que a divisão poderá ser tão simples.

Quando sair o quarto depois escreverei qualquer coisa sobre isto, posso dizer que o final do terceiro deixou-me com àgua na boca.

Abraços

maurobindo disse...

Só posso ficar contente com a divulgação da nossa BD no estrangeiro, pois é sempre bom sinal que tal suceda.

Quanto à nova história do Surfer, vi as capas quase que sem querer na BdMania e claro, tive logo de lhe deitar a mão.
Do que trata a estória não fazia ideia nenhuma, mas já que o _loot_ esclareceu a malta, tudo agora está mais claro :)
Vou esperar para ter os 4 na mão e só depois ler a história.