Mostrar mensagens com a etiqueta festivais. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta festivais. Mostrar todas as mensagens

sábado, outubro 26, 2013

FIBDA 2013



Começou ontem o 24º Festival Internacional de Banda Desenhada 2013, na Amadora.

Este ano fiquei extremamente agradado com o cartaz. A composição de Ricardo Cabral é soberba, uma verdadeira explosão de cor e movimento, de uma elegância no traço e escolha dos elementos que compõem este cartaz, um hino à 9ª Arte!

Podem consultar no site do evento a programação, exposições, os nomeados para os prémios, etc. Ou podem seguir o sempre actualizado Leituras de BD, que contém informação bastante detalhada sobre o evento.

Aproveitem o festival, de 25 de Outubro a 10 de Novembro, no Fórum Luís de Camões, na Amadora.

sábado, junho 01, 2013

IX FIBDB´13



Começa hoje!
Muitos autores, exposições, autógrafos e tudo o que se quer num Festival de Banda Desenhada. Fui apenas 2 FIBDB mas considero até hoje o melhor do país em termos de qualidade e seleção de autores. Parabéns à organização hoje e sempre, e que este Festival se mantenha sempre ativo.

Podem ir acompanhando os acontecimentos no Leituras de BD, que está sempre atualizado.

domingo, março 24, 2013

33e édition du salon du Livre à Paris

Este ano, a 33ª edição do Salon du Livre em Paris dedica especial atenção à BD. Para ver fica um vídeo onde se ouve a menção de que Banda Desenhada não é coisa para crianças, um estereótipo que teima em pairar sobre a 9ª Arte.

Veuillez installer Flash Player pour lire la vidéo

quinta-feira, março 08, 2012

MAB Invicta - Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada

O MAB está a chegar! É do conhecimento da maioria dos bedéfilos nacionais, mas é sempre importante divulgar iniciativas como esta. Não vou poder estar presente mas desejo o maior sucesso para o evento e que nos anos vindouros cresça e seja referência no panorama da 9ª Arte nacional.

Nas presenças internacionais, destaco Melinda Gebbie, que ilustrou o enredo de Alan Moore para Lost Girls. Mas há muitos e excelentes artistas nacionais e internacionais, deixo-vos a lista completa:

Autores portugueses:
Regina Pessoa
Pedro Serrazina
Filipe Abranches
Filipe Melo
Ricardo Cabral
João Mascarenhas
Rui Sena
Derradé e Geral
Hugo Teixeira

Autores de outros países:
Fabio Civitelli
Melinda Gebbie
David Hine
Anke Feuchtenberger
Ulf K
Kai Pfeiffer
Lars Henkel
Dominique Goblet
Olivier Deprez
Denis Deprez


Podem consultar o blog oficial e a página do FB do evento, para mais informações.


Mauro Bex : maurobindo

sábado, novembro 12, 2011

Ir ao FIBDA´11

Este ano, como é do conhecimento geral do público bedéfilo, o FIBDA teve maior ênfase no humor. O local foi o mesmo e em relação à organização, da única vez que lá estive, pareceu-me à altura. Não sei como correram as sessões de autógrafos, nem as vendas nos stands, mas em apoio humano e informações tudo esteve bem. O único reparo que faço é a não existência de multibanco para pagar as entradas, o que para um evento desta envergadura, não se compreende de todo.


Eu e o meu "arqui-inimigo" Loot, que sem disfarce se faz passar por Gabriel Martins.


Ao entrar, no piso superior, a exposição habitual dos participantes no concurso anual do Festival. Tínhamos ainda um bom labirinto sobre a história do humor e da BD, com várias personagens míticas, autores de renome de tempos idos e mais próximos, digamos que um equilíbrio interessante que poderá cativar públicos de várias idades.



Achei particularmente interessante uma projeção feita no inicio da exposição, com imagens, frases, personagens e variados autores.


No piso inferior constava a habitual zona de autógrafos, completamente vazia na hora em que visitei o FIBDA. Foi interessante imaginar aquele espaço repleto de gente dentro de algumas horas. As exposições não eram tão grandes como há 2 anos atrás, os espaços ficaram mais reduzidos e talvez por verba mais reduzida, a quantidade diminui também. Destaco o espaço dedicado aos "Filipes", muito bom mesmo, e ao local produzido para "Dog Mendonça e Pizzaboy" de Filipe Melo. Ficam algumas fotos desses locais e uma prancha da BD "O Pequeno Deus Cego", de David Soares e Pedro Serpa.








Para o ano há mais.
Até lá, muitas e boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

domingo, outubro 16, 2011

FIBDA´11

Parece que o FIBDA´11 está quase a começar.
De 21 de Outubro a 6 de Novembro, a BD ruma à Amadora. O pré-programa pode ser consultado no site oficial.





Mauro Bex : maurobindo

sexta-feira, junho 24, 2011

Feira Laica Internacional


É já este fim-de-semana, na Bedeteca de Lisboa.
Cliquem na imagem para mais informações.


Mauro Bex : maurobindo

terça-feira, novembro 02, 2010

Brian Wood (o derradeiro autor)

Este post deve-se ao factor esquecimento. Mas foi daqueles lapsos que nem sei como foi possível ter acontecido... Assim sendo, fica aqui um post extra sobre os autores na New York Comic Con, já que não justificava passado tanto tempo editar o que já foi visto por tanta gente aqui no blogue. Aqui segue Mr. Brian Wood.





Acabei por encontrar Brian Wood por acaso, como a tantos outros artistas. Ia a passar pelo stand da DC e bam!, dei de caras com o tipo. Coincidência ou não, tinha acabado de comprar o vol. 8 de DMZ e aproveitei para ganhar um autógrafo. Trocamos umas palavras, eu disse que vinha de Portugal e ele disse que DMZ estava traduzido para português. Eu disse que nunca tinha visto as traduções por cá e depois caiu-me a ficha e falamos que isso devia ser em português do Brasil e ele concordou. Ah, assim que cheguei ele disse-me logo "go away!". Eu teria feito o mesmo, já que lhe derrubei a identificação com a mochila e causei logo barafunda na bancada... mas ele foi simpático :)



Vou agora mesmo pegar nisto e actualizar esta série que tanto gosto e que já não leio há uns bons tempos. Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

segunda-feira, outubro 11, 2010

Oportunidades

Para além de todas as maravilhas que uma Comic Con possa ter, há a parte do consumo. Eu gosto de ver este consumo, ou convencer-me disso, como algo cultural que nos enriquece e nos faz aprender e saber mais. Seja qual for a temática, certamente acrescentará valor à nossa "bagagem cultural". Assim sendo, as pechinchas eram bastantes e tive de ter tento nos dedos e na carteira. Mesmo assim, houve coisas imperdíveis, fosse pelo preço ou pela oportunidade de um autógrafo. Vamos lá enumerar umas quantas.

Dracopedia - William O´Connor
(20 US$ - autografado pelo autor)








Choker
#2 - Ben Templesmith
(5 US$ - autografado pelo autor)





X-Men - Endangered Species - Ben Templesmith
30 Days of Night - Eben & Stella - Ben Templesmith
(5 US$ cada)



Lobo: Portrait of a Bastich - Keith Giffen, Alan Grant e Simon Bisley
(25% de desconto na Jim Hanley´s Universe)



V for Vendetta - Alan Moore e David Lloyd
Y: The Last Man vol.2 HC - Brian K. Vaughan, Pia Guerra, Goran Parlov e José Marzan Jr.
DMZ vol.8 - Brian Wood, Ryan Kelly e Ricardo Burchielli
(25% de desconto na Midtown Comics; DMZ assinado pelo autor)





Freebies



Postais assinados por Sana Takeda :)
(autora desta maravilhosa capa)




Mauro Bex : maurobindo

sábado, outubro 09, 2010

New York Comic Con´10 - O evento

E assim abriram as hostes!



Vou ter de dividir o assunto New York Comic Con em 3 posts diferentes. Por sugestão, será "O evento", "Os autores" e "As personagens". Assim fica mais arrumadinho e mais fácil de separar a confusão organizada que é esta convenção de BD, Anime, Jogos e mais uma catrefada de coisas ao mesmo tempo.
O local do evento, o Jacob K. Javits Center, é grande o suficiente para abarcar até cerca de 75.000 pessoas, o número estimado para o dia de amanhã, sábado, que se adivinha o mais agitado. Ainda ouvi que "hoje estava mais calmo"...



Bilhete ao peito e vamos lá! Vestido a rigor, diga-se, de Silver Surfer na t-shirt. Nem sabia bem por onde entrar, tantas eram as opções, mas acabei por ir dar ao sítio certo. Tratei de me dirigir primeiro ao "Artists Alley", onde os cromos quase todos estavam, excepto as "grandes estrelas" do meio, que só autografam por reserva e nos stands das editoras.




Assim de repente, ficaram-me uns quantos momentos nesta ala. Primeiro, Gregg Horn, que mal cheguei falava pelos cotovelos com o pessoal e explicava desenhos que tinha feito com personagens como o Elektra, Bullseye, Spiderman, Cyclops, Emma Frost e outros tantos. Depois, a assinatura de Sana Takeda de 2 postais, ahhhhhh... O momento mais alto para mim, foi o esbarrar no Ben Templesmith, que é dos artistas que mais aprecio. Não estava nada à espera de o encontrar ali, mas aqui encontra-se toda a gente. Caraças, falei com o tipo, ele assinou-me um exemplar do "Choker" e ainda me deu um cartão dele! Tenho mesmo de falar com os organizadores do Festival de BD da Amadora, para ver se o trazem cá para o ano... E ainda, falei com alguns dos portugueses que lá estavam, principalmente com o Filipe Andrade e com o J. Coelho. Soube bem vê-los ali, no meio de tantos outro. E acho que eles curtiram ver um tuga ali perdido também. Ah, e vi o Humberto Ramos e o Todd McFarlane também!




Depois de correr toda a ala dos artistas, lá tive de para comer qualquer coisa para dar energia ao corpo para aguentar o resto que ainda tinha pela frente, nomeadamente as grandes bancas e o espaço de vendas de tudo e mais alguma coisa.
E lá fui, feliz da vida em direcção à Marvel, Dark Horse, DC e tantos outros. Comprei TPB´s na Midtown Comics e na Jin Hanley´s Universe. O melhor desta parte, foi ter comprado o DMZ vol.8 e 2 minutos volvidos, pimba!, vejo o Brian Wood a dar autógrafos numa das bancas da DC! E pronto, lá teve de ser... Comprei antes 2 trades na Top Cow, onde me ofereceram o terceiro. Depois andei por ali à voltas a ver bancas, gente vestida como os seus heróis predilectos, famílias inteiras mascaradas e tudo o mais que se possa imaginar.



Isto é um mundo aparte, que por Portugal ainda não temos. Digo ainda, porque vejo muita coisa mudar ao longo dos anos, mas a nossa dimensão é outra. Não se trata de ser melhor ou pior, é apenas diferente. Não faz parte da nossa cultura enquanto país esta paixão pelos comics, aquilo que fez pela cultura pop e a influência que teve na maneira de estar de um povo, na moda, nas notícias e naquilo que é a cultura "americana" (dos Estados Unidos).
Foi muito bom, marcante e espero sinceramente repetir muitas mais vezes. Se puderem não percam. Vai-se ficar-vos na memória para sempre!



Aproveitem tudo o que a vida vos estender à frente e não deixem nada por fazer. No fim, o arrependimento virá ao de cima...

Boas leituras e vemo-nos na Amadora!


Mauro Bex : maurobindo

sexta-feira, outubro 08, 2010

quarta-feira, outubro 06, 2010

domingo, maio 23, 2010

quinta-feira, outubro 08, 2009

Amadora BD 2009


Mais um ano, mais um festival. Está em vários blogs e sites as notícias sobre o evento, bem como a sua programação. Como tal, não vou escarrapachar aqui o "cardápio" e apenas colocar o link para o site oficial do evento (clicar no cartaz).
Em relação ao cartaz, é impressão minha ou este ano está bem fracote? Será impressão? Estranhei, só isso, que entre tantos bons artistas nacionais nenhum tenha sido convidado a elaborar um cartaz com mais impacto e menos infantil.
Espero que este ano não volte a repetir a gracinha do ano passado, que foi não conseguir ir ao festival... duas de seguida não me perdoaria...


Mauro Bex : maurobindo

segunda-feira, maio 11, 2009

V Festival de BD de Beja (actualização)




EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

Alex Gozblau
Alberto Vázquez (Espanha)
Carlos Rocha
Craig Thompson (Estados Unidos da América)
Denis Deprez (Bélgica)
Fernando Gonsales (Brasil)
Gary Erskine (Escócia)
Hugo Teixeira
João Maio Pinto
Lorenzo Mattotti (Itália)
Marco Mendes
Pedro Burgos
Richard Câmara
Rui Cardoso


EXPOSIÇÕES COLECTIVAS

All-Girlz
Com Ana Biscaia, Ana Freitas, Andreia Rechena, Carla Pott, Cláudia Dias, Inês Casais, Joana Pereira, Joana Sobrinho, Kati Zambito, Marta Monteiro, Rosa Baptista, Sara Franco, Sara Mena Gomes, Sofia Verdon e Sónia Oliveira

All-Girlz Banzai
Com Joana Lafuente e Selma Pimentel

Atelier de Serigrafia Mike goes West
Com Alberto Corradi, Aleksandar Zograf, André Lemos, Filipe Abranches, Gianluca Costantini, João Maio Pinto, José Feitor, Luís Henriques, Marco Mendes, Max, Miguel Carneiro e Mike Diana

Luminus Box
Com Catarina Guerreiro, Tânia Guita e Telma Guita

Venham + 5
Com Agonia Sampaio, Carlos Apolo Martins, Carlos Bruno, Diego Blanko, Inês Freitas, João Lam, Kike Benlloch, Lobato, Luís Guerreiro, Maria João Careto, Paulo Monteiro, Pedro Brito, Pedro Ganchinho, Pedro Rocha Nogueira, Susa Monteiro, Véte e Zé Pedro

Voyager
Com Diogo Campos, Diogo Carvalho, Luís Belerique, Luís Maiorgas, Nelson Nunes, Phermad, Ricardo Reis e Rui Ramos


Organização: Câmara Municipal de Beja – Bedeteca de Beja Parceria: Museu Regional de Beja / Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.


Recomendo uma visita ao blog do Gabriel, Alternative Prison, para informação mais detalhada.


Mauro Bex : maurobindo

quarta-feira, abril 15, 2009

V Festival de BD de Beja



O site disponível ainda é o da edição de 2008, por isso não coloco link com a programação do Festival. Caso saibam como o posso conseguir essa informação, fico muito grato. No entanto, encontrei uma notícia a propósito, no sítio de uma rádio local (ver aqui).

Espero este ano poder voltar, já que no ano passado não consegui.


Mauro Bex : maurobindo