sexta-feira, outubro 27, 2006

Sideshow: MARVEL COLLECTIBLES

A Sideshow é mundialmente famosa pela qualidade do seu trabalho na área dos coleccionáveis de cinema e séries televisivas de culto. No entanto, a sua tendência para abordar o nicho de mercado ligado à Banda Desenhada tem aumentado bastante, sendo já um sucesso firmado. Na linha da frente da secção dedicada à BD surge a Marvel, não fosse a casa das ideias a mais influente no mundo dos comics. Nessa secção Marvel podemos encontrar um vasto leque de figuras retratando super-heróis e os respectivos super-vilões que os atormentam. Dessa lista em constante crescimento, decidi escolher alguns dos que considero mais bem conseguidos, trazendo-os ao 9ª Arte. As breves descrições que se seguem, estão acompanhadas dos respectivos links com acesso a mais fotografias das esculturas.


Esculpida por um fã do alter-ego de Bruce Banner, Andy Bergholtz, esta figura do Incrível Hulk é um tributo ao desenho original de Jack Kirby, criador da besta em conjunto com o mítico Stan Lee. Com cerca de 50cm, esta escultura procura representar fielmente a robustez do Hulk, mantendo ainda os seus calções originais e vestes esfarrapadas. Existe uma versão exclusiva da Sideshow, em que Hulk surge em cinza.



Iron Man
Esta foi a primeira estatueta a inaugurar a linha "Comiquette", figuras baseadas em personagens de comics. Concebido à escala 1:4, este Iron Man é baseado na capa de "The Invincible Iron Man #76", de Adi Granov. O artista Pablo Viggiano captou bem a pose dinâmica e o design moderno da composição gráfica, passando-a para esta estátua na perfeição.



Inspirado por vários artistas da Marvel, Logan está representado em pose mais "casual". A roupa procura ser o mais fiel possível, destacando-se o seu casaco de cabedal, jeans e cinto. Andy Bergholtz tenta marcar a atitude e a ferocidade de Logan neste exemplar. É quase possível ouvir o "SNIKT!" das suas garras e cheirar o seu charuto.




Wolverine
Este é o primeiro dos X-Men a ser adicionado à linha "Comiquette". No seu fato amarelo tradicional, Wolverine assenta numa base em X, ficando com os seus quase 40cm sobre esta alusão aos X-Men. Esculpida à mão (como de resto todas as figuras aqui apresentadas) pelo artista Ray Villafane, o super-herói está pronto para saltar e passar rapidamente à acção.



Curiosamente, este exemplar faz parte da fase de pré-produção do filme "Fantastic Four". Foi a partir desse primeiro modelo que a estátua final surgiu. Depois da película, a Sideshow decidiu lançar a figura esculpida em resina, réplica do fato utilizado no filme. Com um detalhe minucioso, o pormenor é explorado ao máximo, neste trabalho de Moto Hata.




Fantastic Four
A estatueta do Quarteto Fantástico reflecte as melhores qualidades de cada um dos seus membros. O talento natural do Mr. Fantastic para se esticar, o dom de fogo e voo do Human Torch, a graciosidade, beleza e poder da Invisible Woman, e a imponente presença do Thing. Executada em conjunto por Pablo Viggiano e pela equipa da Sideshow Collectibles, a representação é pintada e esculpida à mão.


Mais uma representação à escala 1:4, desta feita um dos ícones da cultura pop mais marcantes, o Homem-Aranha. E mais uma peça da autoria de Pablo Viggiano, se bem que foi vestido pela Sideshow Collectibles Figure Design Team. Agachado em cima de um telhado, o aranhiço está pronto para agir. É uma das figuras mais importantes deste universo.


Green Goblin
Grande inimigo do Homem-Aranha, esta personagem comporta materiais na sua execução como resina, metal e plástico especial, para uma maior capacidade de representação dos seus pormenores. Em cima do seu veículo, Green Goblin prepara-se para utilizar uma das suas famosas abóboras explosivas. De novo, figura esculpida por Pablo Viggiano e também Martin Canale.




Sentado no seu trono, esta figura representa bem toda a sua majestade, e uma clara vontade de dominar o mundo. Qual ditador no seu poleiro, o trono do Dr é detalhadamente adornado. Já adivinharam quem foi o escultor? Claro, Pablo Viggiano. A figura fica completa com a assinatura do artista, impressa na base do trono.



Drake
A última estatueta que escolhi para figurar nesta abordagem simpática aos deliciosos e viciantes coleccionáveis, foi Drake, pai de todos os vampiros da saga "Blade". Originalmente concebida na pré-produção de "Blade: Trinity" pelos artistas da Spectral Motion, conta com cerca de 44cm de altura e quase 7kg. Ricamente trabalhada ao nível do detalhe, a sua armadura reptiliana e os vários espigões que saem do seu corpo, são exemplos de como a Sideshow se preocupa com os pormenores e fidelidade das obras que comercializa.


Mauro Bex : maurobindo

2 comentários:

João Rosa disse...

Estão lindas! Os preços é que devem escaldar...

Unknown disse...

Os preços... Isso agora...

Tendo em conta outras peças de igual estatura e qualidade, penso que os preços são médios. Tenho algumas estatuetas deste tipo, sou um apaixonado confesso, e existem preços pouco convidativos em alguns casos. Mas explora um pouco mais vendo o link no nome de cada um deles. Talvez aches que valha a pena o investimento. E convertido para euros fica sempre mais em conta ;)