sexta-feira, outubro 13, 2006

Nightmare Before Christmas -- DVD+BD

Jack Skelington é uma personagem pela qual nutro uma grande afeição. Toda a sua forma física e postura transmitem elegância, firmeza, subtileza equiparável a um qualquer ser majestático. Jack foi criado por um dos meus realizadores de eleição, Tim Burton, tendo a sua primeira aparição pública na grande tela em 1993. Foi sucesso imediato. Uma vasta linha de merchandising ajudou o filme a ter um tremendo boom.

O enredo é passado em Halloween Town (H.T.), onde Jack é o “Rei” dessa famosa celebração. Sally, moça boneca apaixonada pelo herói principal, foi criada pelo génio lunático do Dr. Finkelstein. Cansado da rotina, Jack decide explorar o que está para além do seu pequeno mundo, acabando por encontrar Christmas Town. Pasmado pelas gritantes diferenças entre este mundo e o seu, a personagem principal volta a H.T. e prepara o rapto de Sandy Claws (nada mais nada menos que o próprio Pai Natal – Santa Claus). Depois de contratar três das mais vis criaturas lá da terra (Lock, Shock e Barrel), meros lacaios de Oogie Boogie, Jack põe o seu plano em marcha trazendo Sandy Claws até H.T. num saco de presentes (no mínimo irónico). Jack assume o papel do raptado, partindo de H.T. num trenó com renas e um saco de prendas, correndo mundo e distribuindo presentes transformados e adaptados à realidade de H.T. Para saberem o resto da história, aconselho que vejam o filme, pois o DVD já está disponível há alguns anos.

Promovido e apresentado o filme e algumas das suas personagens, penso que será correcto afirmar que a sua passagem para livro era inevitável. Quem o fez foram os japoneses, editando “Tim Burton´s – The Nightmare Before Christmas” em formato manga (obviamente), traduzido depois para o inglês em 2005 pela Disney Press. Totalmente a p/b, os elementos nipónicos tais como exclamações, sons, praguejos, etc., foram mantidos de forma a deixar a tradução mais próxima do original, dando-nos um ligeiro toque de originalidade. O enredo é idêntico ao do filme, se bem que teve de ser compactado por razões óbvias, focando aquilo que realmente é importante ser mencionado. Alguns exemplos disso são a angústia de Sally em relação a Jack, na sua paixão não correspondida, a constante tristeza de Jack e do seu papel na sociedade, o mítico Mayor e ainda o odiado Oogie Boogie. O traço é fiel à criação original, retratando figuras e ambientes tal como estes surgem na película. Este é um óptimo livro para os admiradores do Pumpkin King e uma excelente forma de conhecer este universo fantástico e negro, criado por Tim Burton. Vejam o filme e só depois leiam o livro. Vão ver que sabe melhor. Caso contrário, aproveitem e abram o apetite com a leitura deixando o prato principal (DVD) para depois.

Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

Sem comentários: