sábado, outubro 14, 2006

Capas do 9ª #2 - SPAWN #30


Spawn é uma figura deveras interessante. Certamente haverá muita gente que acha precisamente o contrário. Ainda bem que sim, ou seria uma grande chatice. Eu sou daqueles que admira a personagem, como já deu para perceber neste blog, daí trazê-lo novamente ao 9ª. Motivo: as “Capas do 9ª”, rubrica que se encontrava inactiva há já algum tempo. Neste regresso a capa visada é SPAWN #30, uma das mais bem conseguidas ao longo dos já 160 números da série.

O anti-herói surge retratado enforcado, com a sua capa em farrapos e amarrado às próprias correntes. Qual será o significado de tais indícios? Em primeiro lugar existe um forte contraste entre fundo e figura. Um degradé muito suave de um amarelo quase sumido esbate até à cor branca, fazendo com que esse fundo evidencie Spawn no seu traje negro. Será isto sinónimo da sua luta interior? A sua batalha em não querer assumir parte do lado do bem ou do lado do mal? Talvez sim ou talvez não. Meras interpretações. Quanto ao próprio Spawn, este surge meio estropiado mas sem aparentes maleitas físicas ao contrário do que é costume. No entanto, a sua capa, símbolo do seu poder, está completamente desfeita, prestes a desintegrar-se. Será que Spawn desaparecerá de vez de quaisquer planos terrenos ou divinos? Nunca! Este homem tem mais vidas que um gato. Contudo, este não será um momento para Al Simmons recordar. Curioso ainda, é o suave movimento que nos é transmitido pela figura suspensa, e do seu corpo que delicadamente balança de um lado para o outro, preso a uma corda envolta ao seu pescoço.

Em jeito de conclusão, foco o seguinte: por muito estática que uma simples imagem possa parecer, existem por vezes elementos subtis que lhe conferem movimento, ritmo, elegância, combatendo essa aparente inércia. Greg Capullo e Todd McFarlane trabalharam bem tais elementos. Descubra por si mesmo essa dinâmica inerente às imagens “estáticas”, não só nesta capa, mas em todas as capas que lhe possam passar pelas mãos.
Boas leituras!

P.S. - Mais tarde foi feita uma action figure muito boa, inspirada nesta capa.

Mauro Bex : maurobindo

Sem comentários: