sexta-feira, outubro 06, 2006

50 anos da Anita

Um dos títulos que faz parte do imaginário infantil de muitos portugueses, comemora este ano 50 anos de existência. Falo-vos de "Anita", personagem mítica do universo dos mais pequenotes. Criada por Gilbert Delahaye em 1953 (atenção ao texto que se segue que afirma que o pai de Anita é Marcel Marlier, o que não é verdade), e mais tarde com a colaboração de Marcel Marlier (um ano depois, em 1954), Anita é das figuras que mais álbuns vendeu, cerca de 50 milhões em todo o mundo. Em Portugal, as histórias são editadas pela Verbo (aqui, toda a colecção). Para ver em exposição no Centro Colombo.

Exposição da Anita
Exposição comemorativa dos 50 anos da Anita, a protagonista da conhecida colecção de livros para crianças publicados em Portugal pela Verbo. A mostra inclui dezenas de ilustrações originais e conta com a presença do "pai" da Anita - o ilustrador belga Marcel Marlier. De 3 a 15 de Outubro na Praça Central do Centro Colombo, em Lisboa.As crianças vão poder conhecer a história da Anita e dos seus criadores, construir um "puzzle" gigante, ouvir uma contadora de histórias, participar num concurso e circular por entre três cenários que reconstituem o ambiente de três livros da colecção: Anita vai à escola (1957), Anita Mamã (1968) e Anita e os Fantasmas (2006).
in Guia do Lazer

Fica a minha homenagem.

Mauro Bex : maurobindo

2 comentários:

João Rosa disse...

Nunca gosteiu da Anita... E por falar nela, está a sair uma colecção dela nas bancas.

Unknown disse...

Eu também confesso que não gosto muito, mas o importante aqui é fazer notar que uma obra deste género sobrevive há meio século e isso é de louvar.

Para além disto, não convém esquecer que estes livros fazem parte da infância de muitas pessoas, talvez fazendo despertar nelas o gosto pela BD. Houvessem mais asimm...