sexta-feira, dezembro 29, 2006
quarta-feira, dezembro 27, 2006
McFarlane Dragons Series 5: The Fall Of The Dragon Kingdom
Fire Clan Dragon
(Deluxe Boxed Set)
Mauro Bex : maurobindo
sexta-feira, dezembro 22, 2006
terça-feira, dezembro 19, 2006
ERAGON: O filme
As consequências desta decisão fazem-se notar, sendo evidente a falta de desenvolvimento e aprofundamento no treino de Eragon dado por Brom (essencial no decorrer de toda a trilogia, muito pouco explorado na película), na sua jornada até aos Varden (ultra-mega-rápida), da sua curtíssima estadia em Farthen-Dûr, etc., etc., etc. Fica sempre a sensação de que algo mais se poderia ter passado, pois as próprias personagens que vão surgindo no enredo caem quase que de pára-quedas, ou seja, para quem não leu o livro fica “a apanhar bonés”.
Pormenores à parte, que são a essência de um bom filme, era esperado mais e melhor, se bem que acabo por compreender certas decisões e direccionamentos, não estando necessariamente de acordo com tudo. Globalizando e para terminar, penso que os admiradores deste mundo criado por Christopher Paolini vão gostar de se deslocar até às salas de cinema, pois para além de não aspirar a épico, o filme acaba por ter muito de interessante.
Lá se foi o poder de síntese, vencendo novamente o poder de navegação pela maionese. Fiquem com duas das frases mais marcantes desta primeira adaptação ao grande ecrã. Na realidade, acabam por dizer muito do que é este filme:
“That's the spirit – one part brave, three parts fool.” Brom
“I expected you to be – well, more...” Durza
sexta-feira, dezembro 15, 2006
LURTZ Premium Format Figure
A Good n' Evil inicia uma nova coleção para todos os amantes dos Senhor dos Anéis:
- Recreada à escala de 1:4 com o seu sabre e o seu escudo, a escultura capta perfeitamente a malicia intencional do ataque de Lurtz aos companheiros.
- A figura é feita de uma mistura de resina e cabedal, onde são utilizados os melhores materiais para recrear todos os detalhes, como a bruta mas eficaz armadura Uruk-hai.
Altura: 57,1 cm
Largura: 25,4 cm
Profundidade: 25,4 cm
Mauro Bex : maurobindo
Richard Câmara: Ilustrador Português
A terceira razão deste artigo tem a ver com um dos seus trabalhos, La Caperucita Terrorífica, que recebeu uma distinção no IX ExpoComic de Madrid, evento de grande referência na BD espanhola. Aconselho vivamente a sua visualização no blog do respectivo autor, onde podem ter acesso às 4 pranchas desse projecto.
Por fim, falo-vos do “Rei Arenque”, BD que esteve exposta no FIBDA´06. Fica uma página deste título para vossa visualização e, o conselho para uma visita ao blog do artista, richardcamara.blogspot.com, onde terão acesso às restantes pranchas desta história que conta com o argumento de David Soares (o projecto desenvolveu-se a partir de um storyboard deste último). Parabéns ao que de bom se faz com selo português!
Boas leituras!
quinta-feira, dezembro 14, 2006
O FIBDA´06 já lá vai (um último Sábado no FIBDA)
Capas do 9ª #4 - SHI: JU-NEN #1 a 4
Boas leituras!
Shi: Ju-Nen #1
Shi: Ju-Nen #2
Shi: Ju-Nen #3
Shi: Ju-Nen #4
Mauro Bex : maurobindo
quarta-feira, dezembro 06, 2006
Brevemente: HISTÓRICOS DA 9ª ARTE
terça-feira, novembro 28, 2006
Michael Moorcock´s ELRIC: THE MAKING OF A SORCERER
segunda-feira, novembro 06, 2006
Capas do 9ª #3 - WORMWOOD #3
Ben Templesmith é um dos meus artistas preferidos. Principalmente por ter o seu lado “dark” muito bem desenvolvido. Para muitos, Templesmith é um pouco exagerado, chegando a ser desagradável e incómodo. Para mim, é apenas um artista de excelência, tanto pela forma como aborda as temáticas, bem como depois do processo conceptual estar concluído o passa para um suporte físico e palpável. Esta capa é um bom exemplo de como o autor tira prazer da simples hipótese de poder chocar os mais sensíveis ou de agradar veementemente os seus seguidores. Passando a um breve resumo, ou apanhado geral, esta capa é de uma série da total responsabilidade de Templesmith. Ele escreve o argumento e aplica-lhe o seu traço, enaltecendo a sua arte. Wormwood narra a história de um detective zombie apaixonado por Guiness, e do seu companheiro mecânico com tendências acentuadas para dizimar tudo o que venha de uns estranhos portais que fazem parte deste universo. Sem querer aprofundar muito, é também importante saber o contexto para que esta capa faça mais sentido, ou esta rubrica correria sérios riscos de não ter nexo algum. Existe um surto de seres alienígenas ou coisa semelhante, vindos de um qualquer plano ou dimensão, de onde só saem coisas meio vivas ou meio mortas. Estes germinam como rebentos, na barriga de qualquer humano, seja homem ou mulher. O próprio detective Wormie já foi apanhado por esta praga, numa fase inicial. Será Wormie a chave para o desenvolvimento desta indesejável espécie? É bem provável, a julgar por esta capa. Com o seu ventre já alugado, haverá forma de ultrapassar este esquema? Até à data tudo teve solução. Apesar dos fortes tons, bem quentes e garridos que marcam o seu ventre, o contraste com as cores do seu corpo e fundo demonstram vontades opostas. Irão os monstros propagar-se e tomar conta da cidade sem que nada seja feito? O detective responsável por evitar tais situações anda por cá, mas não existem dúvidas que estamos perante um evidente ponto de viragem. Aquele tentáculo não surge aleatoriamente na composição e Wormie não muda de polaridade por obra do acaso. Grandes surpresas se esperam, enquanto uma nova figura errante vem ao encontro da resistência do nosso investigador. Esta capa é o seu portal de entrada para este universo abominável. De que está à espera para entrar?
Boas leituras!
Mauro Bex : maurobindo
sexta-feira, outubro 27, 2006
Sideshow: MARVEL COLLECTIBLES
Iron Man
Esta foi a primeira estatueta a inaugurar a linha "Comiquette", figuras baseadas em personagens de comics. Concebido à escala 1:4, este Iron Man é baseado na capa de "The Invincible Iron Man #76", de Adi Granov. O artista Pablo Viggiano captou bem a pose dinâmica e o design moderno da composição gráfica, passando-a para esta estátua na perfeição.
Inspirado por vários artistas da Marvel, Logan está representado em pose mais "casual". A roupa procura ser o mais fiel possível, destacando-se o seu casaco de cabedal, jeans e cinto. Andy Bergholtz tenta marcar a atitude e a ferocidade de Logan neste exemplar. É quase possível ouvir o "SNIKT!" das suas garras e cheirar o seu charuto.
Wolverine
Este é o primeiro dos X-Men a ser adicionado à linha "Comiquette". No seu fato amarelo tradicional, Wolverine assenta numa base em X, ficando com os seus quase 40cm sobre esta alusão aos X-Men. Esculpida à mão (como de resto todas as figuras aqui apresentadas) pelo artista Ray Villafane, o super-herói está pronto para saltar e passar rapidamente à acção.
Fantastic Four
Mais uma representação à escala 1:4, desta feita um dos ícones da cultura pop mais marcantes, o Homem-Aranha. E mais uma peça da autoria de Pablo Viggiano, se bem que foi vestido pela Sideshow Collectibles Figure Design Team. Agachado em cima de um telhado, o aranhiço está pronto para agir. É uma das figuras mais importantes deste universo.
Green Goblin
Grande inimigo do Homem-Aranha, esta personagem comporta materiais na sua execução como resina, metal e plástico especial, para uma maior capacidade de representação dos seus pormenores. Em cima do seu veículo, Green Goblin prepara-se para utilizar uma das suas famosas abóboras explosivas. De novo, figura esculpida por Pablo Viggiano e também Martin Canale.
Sentado no seu trono, esta figura representa bem toda a sua majestade, e uma clara vontade de dominar o mundo. Qual ditador no seu poleiro, o trono do Dr é detalhadamente adornado. Já adivinharam quem foi o escultor? Claro, Pablo Viggiano. A figura fica completa com a assinatura do artista, impressa na base do trono.
Drake
A última estatueta que escolhi para figurar nesta abordagem simpática aos deliciosos e viciantes coleccionáveis, foi Drake, pai de todos os vampiros da saga "Blade". Originalmente concebida na pré-produção de "Blade: Trinity" pelos artistas da Spectral Motion, conta com cerca de 44cm de altura e quase 7kg. Ricamente trabalhada ao nível do detalhe, a sua armadura reptiliana e os vários espigões que saem do seu corpo, são exemplos de como a Sideshow se preocupa com os pormenores e fidelidade das obras que comercializa.
Mauro Bex : maurobindo
quarta-feira, outubro 25, 2006
Banda Desenhada com todas as letras
terça-feira, outubro 24, 2006
ASPEN SWIMSUIT: SPLASH #1
Boas leituras!
Mauro Bex : maurobindo
Entrevista a Pedro Silva: Parte II
PS: O terceiro cartão de visita, o primeiro livro de Groo publicado em Portugal, terá lugar já no início de 2007 e será ele que abrirá o primeiro ano de actividade, propriamente dito.
Para além de Groo, de que publicaremos vários livros, os títulos que posso revelar, para já, são os seguintes:
Linha “Não super-heróis”
- SAMURAI HEAVEN & EARTH, de Ron Marz e Luke Ross
- REVELATIONS, de Paul Jenkins e Humberto Ramos
- DAMN NATION, de Andrew Cosby e Jay Alexander
Linha “Marvel Transatlântico”
- DAREDEVIL/CAP.AMERICA: D.O.A., de Tito Faraci e Claudio Villa
- THE WOMEN OF THE X-MEN: GALS ON THE RUN, de Chris Claremont & Milo Manara
Linha “100% Marvel”
- DAREDEVIL: FATHER, de Joe Quesada
Há mais títulos negociados e haverá seguramente mais livros publicados, mas, por uma razão ou outra, não pretendo revelá-los agora. Que piada teria fazê-lo? Digo-lhe que o nosso business plan contempla 10 a 12 títulos para cada um dos dois primeiros anos. Mas isso é baseado em determinados pressupostos como previsão de vendas. Caso os resultados, de uma forma consistente, excedam as nossas expectativas, poderemos rever o plano e alargar o número de edições. Enfim, como em quase tudo, a resposta pertence ao público."
Mauro Bex : maurobindo
1º Sábado no FIBDA´06
Continuando, encontramos 17 Autores Portugueses Contemporâneos, local onde convém perder algum tempo, pois o conteúdo é vasto, variado e verdadeiramente compensador. Digo isto, pois percorri o percurso a passos largos e o tempo que gastei ali soube-me a muito, muito pouco. Ainda assim, só me apetece voltar e compensar o tempo que não tive naquela altura. Penso ser um agradável ponto de apreciação e contemplação do que de melhor se faz por cá.
Mais umas passadas e o percurso em U entra na sua recta final. O recinto de exposições do piso 0, conta ainda com a presença de um espaço inteiramente dedicado à obra Decálogo, de Frank Giroud, com os 10 tomos expostos para consulta e respectivas maquetes de alguns dos locais mais importantes dessa BD. Por último, temos Os Lusíadas, de José Ruy e Lailson. Aqui só tive tempo de espreitar, mas vale a pena.
Por fim, resta-me falar do espaço central, do núcleo do festival (se assim o posso afirmar), onde se desenrolam as sessões de autógrafos, a nata deste evento. A circundar este núcleo estão as editoras e lojas que melhor representam a BD em Portugal, a ASA, a VitaminaBd, a BdMania, a KingPin of Comics, a Devir, a Casa da BD, a MongorHead, a Polvo, uma banca com a venda do BD Jornal e HLComix (penso ser da pedranocharco) e outros tantos fanzines (peço desculpa pela omissão dos restantes presentes, mas a minha visita foi a correr e foi o que vislumbrei e me ficou na retina).
Em relação aos autógrafos, os presentes para deixarem o rabisco eram muitos e famosos, incluindo o já referido Frank Giroud e o “nosso” grande José Carlos Fernandes, entre outros. Mas o meu destaque vai para a “nova geração”, para aqueles que finalmente tiveram uma porta aberta para mostrarem o seu potencial criativo. Falo mais concretamente de Fernando Dordio, Filipe Teixeira e Carlos Geraldes, argumentista, desenhador e colorista (respectivamente) de C.A.O.S. e, Mário Freitas (que também legenda C.A.O.S.), Carlos Pedro e GEvan (também presente em C.A.O.S. e SUPER PIG), argumentista e arte-finalista, desenhador e, designer e ilustrador (respectivamente) de SUPER PIG. O mais engraçado é que depois de os ver percebi que o Filipe Teixeira e o Carlos Geraldes eram os mesmos que tinham sido meus colegas de faculdade, pois pelo nome não os reconheci. Foi uma surpresa muito agradável e desejo-lhes as maiores felicidades para o seu trabalho. Importante presença foi também a de Derradé, que estava de saída assim que cheguei. Este homem continua a remar sozinho contra a maré nacional, com a sua publicação HLComix, que tanta falta faz no nosso país. Fica prometida outra visita ao FIBDA para que ele possa deixar a sua marca nas minhas HLComix.
Por fim, as editoras. Destaque fundamental para a Kingpin, que com C.A.O.S. e SUPERPIG, passa a ser a única editora portuguesa a publicar material com conteúdo nacional, em formato comicbook. Força rapazes! Fundamental também é a presença da BdMania como nova editora de Banda Desenhada, curiosamente também influenciada nos comics, mas trazendo uma inovação, um género de aliança transatlântica, ou seja, super-heróis retratados por artistas europeus e editados em formato europeu (fraco-belga de capa dura). A BdMania publicará ainda story-arcs fechados sobre super-heróis, de forma a não abrir precedentes como já foi feito no passado por outras editoras, inovando no plano estratégico.
Para animar o espaço durante o período de funcionamento do Festival, várias bandas vão marcando presença. Consultem a programação para mais informações sobre o FIBDA´06.
Espero que todos aqueles que não visitaram o FIBDA o façam depois de lerem este pequeno “resumo” do que podem encontrar por lá, sabendo que todos os dias serão diferentes. Se já fizeram essa visita, que tal voltar?
Nota: Este artigo pode ser visualizado em BDesenhada.com, onde podem ter acesso a mais fotos do Festival.
Mauro Bex : maurobindo
sexta-feira, outubro 20, 2006
quarta-feira, outubro 18, 2006
Exposição: RUI PAES no Teatro Nacional de S. Carlos
Segue uma breve descrição sobre o evento, em baixo.
Os desenhos originais de Lotsa de Casha – Pipas de Massa na tradução portuguesa, vão estar a partir de hoje em exposição no foyer do Teatro Nacional de S. Carlos. A exposição estará aberta ao público até 26 de Outubro. Entre as 13h00 e as 19h00, os portugueses poderão apreciar as aguarelas originais que ilustraram o trabalho que o público de mais de uma centena de países conheceu. «Pipas de Massa» (Dom Quixote, 2005) foi o quinto livro de uma série de cinco histórias para crianças assinadas por Madonna, iniciada com As Rosas Inglesas em 2003. Cada uma das histórias contou com as ilustrações de um artista plástico diferente, escolhido expressamente para o efeito pela autora. «Pipas de Massa» teve em Portugal um lançamento internacional antecipado no dia 1 de Junho de 2005, Dia Mundial da Criança, justamente pelo facto de Rui Paes ser um artista português (nascido em Porto Amélia, hoje Pemba, Moçambique). Formado em pintura pela Escola de Belas Artes do Porto, tira o mestrado na disciplina no Royal College of Art de Londres, cidade onde vive e trabalha há vinte anos. No entanto, dadas as características da sua profissão, o carácter errante da sua vida é bastante acentuado, uma vez que, para além do trabalho de atelier, tem pintado murais e telas de grandes dimensões em casas e palácios de países tão variados como o Egipto e o Líbano, a Alemanha e a Noruega ou a Itália, onde esteve recentemente. A exposição que agora se apresenta ao público surge no contexto de uma colaboração entretanto iniciada com o Teatro Nacional de S. Carlos, entidade da qual partiu um convite para que Rui Paes ilustrasse um livro, com texto de Alice Vieira, no qual se conta a história do teatro a um público jovem, convite prontamente aceite. O artista estará presente durante toda a exposição.
sábado, outubro 14, 2006
Capas do 9ª #2 - SPAWN #30
Spawn é uma figura deveras interessante. Certamente haverá muita gente que acha precisamente o contrário. Ainda bem que sim, ou seria uma grande chatice. Eu sou daqueles que admira a personagem, como já deu para perceber neste blog, daí trazê-lo novamente ao 9ª. Motivo: as “Capas do 9ª”, rubrica que se encontrava inactiva há já algum tempo. Neste regresso a capa visada é SPAWN #30, uma das mais bem conseguidas ao longo dos já 160 números da série.
Boas leituras!
P.S. - Mais tarde foi feita uma action figure muito boa, inspirada nesta capa.
Mauro Bex : maurobindo
sexta-feira, outubro 13, 2006
Nightmare Before Christmas -- DVD+BD
Boas leituras!
Mauro Bex : maurobindo