sábado, outubro 09, 2010

New York Comic Con´10 - O evento

E assim abriram as hostes!



Vou ter de dividir o assunto New York Comic Con em 3 posts diferentes. Por sugestão, será "O evento", "Os autores" e "As personagens". Assim fica mais arrumadinho e mais fácil de separar a confusão organizada que é esta convenção de BD, Anime, Jogos e mais uma catrefada de coisas ao mesmo tempo.
O local do evento, o Jacob K. Javits Center, é grande o suficiente para abarcar até cerca de 75.000 pessoas, o número estimado para o dia de amanhã, sábado, que se adivinha o mais agitado. Ainda ouvi que "hoje estava mais calmo"...



Bilhete ao peito e vamos lá! Vestido a rigor, diga-se, de Silver Surfer na t-shirt. Nem sabia bem por onde entrar, tantas eram as opções, mas acabei por ir dar ao sítio certo. Tratei de me dirigir primeiro ao "Artists Alley", onde os cromos quase todos estavam, excepto as "grandes estrelas" do meio, que só autografam por reserva e nos stands das editoras.




Assim de repente, ficaram-me uns quantos momentos nesta ala. Primeiro, Gregg Horn, que mal cheguei falava pelos cotovelos com o pessoal e explicava desenhos que tinha feito com personagens como o Elektra, Bullseye, Spiderman, Cyclops, Emma Frost e outros tantos. Depois, a assinatura de Sana Takeda de 2 postais, ahhhhhh... O momento mais alto para mim, foi o esbarrar no Ben Templesmith, que é dos artistas que mais aprecio. Não estava nada à espera de o encontrar ali, mas aqui encontra-se toda a gente. Caraças, falei com o tipo, ele assinou-me um exemplar do "Choker" e ainda me deu um cartão dele! Tenho mesmo de falar com os organizadores do Festival de BD da Amadora, para ver se o trazem cá para o ano... E ainda, falei com alguns dos portugueses que lá estavam, principalmente com o Filipe Andrade e com o J. Coelho. Soube bem vê-los ali, no meio de tantos outro. E acho que eles curtiram ver um tuga ali perdido também. Ah, e vi o Humberto Ramos e o Todd McFarlane também!




Depois de correr toda a ala dos artistas, lá tive de para comer qualquer coisa para dar energia ao corpo para aguentar o resto que ainda tinha pela frente, nomeadamente as grandes bancas e o espaço de vendas de tudo e mais alguma coisa.
E lá fui, feliz da vida em direcção à Marvel, Dark Horse, DC e tantos outros. Comprei TPB´s na Midtown Comics e na Jin Hanley´s Universe. O melhor desta parte, foi ter comprado o DMZ vol.8 e 2 minutos volvidos, pimba!, vejo o Brian Wood a dar autógrafos numa das bancas da DC! E pronto, lá teve de ser... Comprei antes 2 trades na Top Cow, onde me ofereceram o terceiro. Depois andei por ali à voltas a ver bancas, gente vestida como os seus heróis predilectos, famílias inteiras mascaradas e tudo o mais que se possa imaginar.



Isto é um mundo aparte, que por Portugal ainda não temos. Digo ainda, porque vejo muita coisa mudar ao longo dos anos, mas a nossa dimensão é outra. Não se trata de ser melhor ou pior, é apenas diferente. Não faz parte da nossa cultura enquanto país esta paixão pelos comics, aquilo que fez pela cultura pop e a influência que teve na maneira de estar de um povo, na moda, nas notícias e naquilo que é a cultura "americana" (dos Estados Unidos).
Foi muito bom, marcante e espero sinceramente repetir muitas mais vezes. Se puderem não percam. Vai-se ficar-vos na memória para sempre!



Aproveitem tudo o que a vida vos estender à frente e não deixem nada por fazer. No fim, o arrependimento virá ao de cima...

Boas leituras e vemo-nos na Amadora!


Mauro Bex : maurobindo

4 comentários:

Nuno Neves disse...

Boa onda! Só pelo ambiente já gostava de ir a um festival desses!

João Rosa disse...

Baaaah como eu te invejo :') Um dia também hei-de aparecer num evento destes, espero eu.

Muito bom post, faz um gajo sonhar com uma coisa destas para Portugal.

DC disse...

Gahh!! QUE INVEJA! Um dia ainda me passo da cabeça e meto-me num avião em direcção a uma comic-con.

Mas tem que ser daquelas mais pertinho tipo Barcelona ou Londres lool :D

Unknown disse...

É mesmo de aproveitar pessoal. A experiência de uma vida para um bedéfilo português!
Se puderem um dia, não percam a oportunidade. Mais logo devo fazer post sobre outras coisas que ocorreram na Comic Con ;)

Abraços!