sexta-feira, maio 08, 2009

Bedeteca de Lisboa is back

Até parece nome de filme, mas não é. A Bedeteca está de "cara lavada" e apresenta uma Exposição finlandesa para abrir as hostes. Para Junho, está marcada Feira Laica, com a presença de autores finlandeses. Ora aqui vai:


"AMANHÃ aparecemos publicamente de "cara lavada"! A Bedeteca de Lisboa andou estas últimas semanas a ganhar forças e a limpar a casa. Assim sendo, teremos salas da biblioteca maiores, mais arrejadas e organizadas, equipamento novo para as edições e para o público - sobretudo para o mais jovem... E na sala de exposições teremos uma exposição "fora do normal" - seria estranho se não fosse fora do normal vinda da Finlândia!
Trata-se de "narrativas a três dimensões" (instalações, esculpturas, animações, costura) publicadas na antologia finlandesa "Glömp" com trabalhos de Sami Aho, Jan Anderzén, Roope Eronen, Jyrki Heikkinen, Reijo Kärkkäinen, Jarno Latva-Nikkola, Hanneriina Moisseinen, Tommi Musturi, Pauliina Mäkelä, Aapo Rapi & Sonja Salomäki, Anna Sailamaa, Katri Sipiläinen, Janne Tervamäki e Amanda Vähämäki.
Mais tarde, para Junho durante a Feira Laica teremos as visitas dos autores Benjamin Bergman, Jarno Latva-Nikkola e Tommi Musturi. A exposição fica patente até 31 de Julho.
...
Sobre a "Glömp": é uma antologia anual de BD finlandesa lançada desde o ano de 1997. A publicação começou como um pequeno fanzine fotocopiado que foi crescendo de número para número. Destinada a ser um fórum para novos artistas finlandeses a publicação rapidamente se transformou num livro internacional anual. "Glömp" é editado, concebido e publicado pelo Tommi Musturi, que também contribui na antologia como artista. A publicação não pretende ser temática no seu conjunto mas tenta encontrar coerência nos seus contribuintes. A intenção é fazer publicações honestas, boas e atemporais. O editorial incentiva os artistas a experimentar. Frequentemente descrita como sendo "BD poética", Glömp tenta esticar os limites de representação da BD, e ser uma plataforma livre para os artistas convidados. Após nove números, "Glömp" tem representado 93 autores nas suas 1260 páginas."


Mauro Bex : maurobindo

Sem comentários: