terça-feira, dezembro 29, 2009

Animals

Ando a passear por Itália e hoje deparei-me com esta revista, até agora desconhecida para mim. Intitula-se Animals, e conta com breves estórias de vários autores de BD, sendo a capa da edição de Dezembro uma ilustração de Gipi, autor famoso entre os admiradores de BD ou até bedéfilos portugueses. Comprei a dita no Lago di Como, numa papelaria pequena, e fiquei bem surpreendido com a importância dada pelos italianos ao fumetti, já que nomes como Dilan Dog e Tex, estavam bem ao lado desta revista. Infelizmente, não consegui encontrar nenhuma loja de fumetti em Milão... Talvez para uma próxima.
Para que saibam mais a propósito da publicação, cliquem na imagem.

Boas leituras e bom ano para todos!


Mauro Bex : maurobindo

quinta-feira, dezembro 17, 2009

segunda-feira, dezembro 14, 2009

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Wolverine: Saudade


Há cerca de 2 anos atrás, a BdMania começou a editar a linha Marvel Transatlântico, que pelos vistos não funcionou muito bem, já que nesse período de tempo penso só terem sido editados 2 livros, um deles este "Wolverine: Saudade", de Jean-David Morvan, Philippe Buchet e Walter Pezzali. A ideia é retratar o universo Marvel ou algumas das suas personagens, pela mão de artistas europeus.

Voltando ao livro em análise, o enredo é passado no nordeste do Brasil, durante umas supostas férias de Wolverine. Mas as férias, como seria de esperar, não duram muito. A mota do canadiano está presente o que ajuda a manter o estilo motard de Logan. 3 miúdos surgem para lhe gamarem a mota, sendo que um deles é mutante, apanhando Wolverine de surpresa com o poder que possui. Entretanto o Prof. Xavier está a par de tudo e coloca Logan em missão na busca de um mutante, que é um suposto curandeiro bem-feitor. Não fossem os chamados esquadrões da morte e tudo estaria bem. A acção começa bem cedo e prolonga-se durante todo o livro, o que deixa o espírito de pancadaria e muito sangue à mistura sempre presente. Logan não parará até perceber o porquê deste curandeiro querer deitar as mãos ao miúdo mutante. E pelo caminho, muita coisa irá saltar e desconjuntar-se. Pelas imagens, podem ficar com uma breve ideia (clicar para ampliar).
Boas leituras!













Mauro Bex : maurobindo

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Wolverine: SNIKT!


Este era daqueles livros que já perseguia há uns tempos. Não sei explicar bem porquê, mas sempre tive curiosidade em ler "SNIKT!", não sei se pelo aspecto nipónico do Wolverine da capa, se pelo título simples que faz alusão ao mítico som da saída de adamantium.
Em Setembro estive em São Paulo e muito provavelmente pelo preço da tradução, optei por adquirir o livro na Comix (ver post a propósito aqui). Apesar disso, só no fim-de-semana passado o li. E é sobre esse título que agora falarei um pouco.

A estória passa-se no futuro, o início é bem rápido, teleportando-nos literalmente para esse futuro cibernético. Diz que o estilo é cyberpunk, e eu confesso que gostei. A arte de Tsutomu Nihei é muito bem conseguida, conjugando na perfeição todo o aspecto robótico e decadente de um futuro dominado por Donatários (é este o nome desta espécie de robots orgânicos que se regeneram e assumem todo o tipo de formas e feitios), os principais destruidores de todo o tipo de vida do planeta. E claro, Wolverine está lá para salvar o mundo. Deixo-vos algumas imagens do livro, que numa primeira leitura me deixou uma boa impressão, apesar de não ser bombástico (clicar para ampliar).
Boas leituras!

















Mauro Bex : maurobindo

terça-feira, novembro 17, 2009

Adidas e a BD




Já fazia tempo que não me deparava com uma campanha tão interessante entre Banda Desenhada e Desporto. A Adidas decidiu contar a história das camisolas de 6 nações em formato BD interactiva. O resultado foi bem interessante! Deixei o link na imagem, como tal, basta que cliquem para explorar.


Mauro Bex : maurobindo

quinta-feira, outubro 08, 2009

Efeitos da conspiração canina


Hoje ainda vou a tempo de voltar a deixar uma mensagem de parabéns a minha filhota de 4 patas, a Maggie. Aquela cara da tira cómica fez-me lembrar o ar que ela costuma fazer, de conspiração. No fundo, não somos nós humanos, que subjugamos os canídeos à nossa vontade e intenções. Por experiência deixem-me que vos diga, é precisamente ao contrário! Eles têm sempre o que desejam e eu gosto muito de partilhar tudo o que posso com ela. Se não conhecerem a elegância, espreitem aqui.


Mauro Bex : maurobindo

Amadora BD 2009


Mais um ano, mais um festival. Está em vários blogs e sites as notícias sobre o evento, bem como a sua programação. Como tal, não vou escarrapachar aqui o "cardápio" e apenas colocar o link para o site oficial do evento (clicar no cartaz).
Em relação ao cartaz, é impressão minha ou este ano está bem fracote? Será impressão? Estranhei, só isso, que entre tantos bons artistas nacionais nenhum tenha sido convidado a elaborar um cartaz com mais impacto e menos infantil.
Espero que este ano não volte a repetir a gracinha do ano passado, que foi não conseguir ir ao festival... duas de seguida não me perdoaria...


Mauro Bex : maurobindo

sexta-feira, outubro 02, 2009

Historietas de Buenos Aires


Em Buenos Aires a variedade de BD é bem maior do que em São Paulo, no que diz respeito a autores nacionais. Encontrei muito mais livros argentinos em Buenos Aires do que em São Paulo encontrei BDs de autor brasileiro. Destaco aqui talvez a obra El Eternauta, personagem mítica das historietas (um dos nomes pelo qual os argentinos se referem à BD) argentinas, criado em 1957 por H.G. Oesterheld e Solano López. Consegui também encontrar Evita, de H.G. Oesterheld e Alberto Breccia, Historias Cortas, de Enrique Breccia, El Iguana, de Trillo e Mandrafina, Marco Mono, de Trillo e Enrique Breccia, Che, de Enrique Breccia e H.G. Oesterheld, El Campito, de Diego Agrimbau e Hernán Gutiérrez, e El Sindrome Guastavino, de Trillo e Lucas Varela.
Estou bem curioso para ler todas estas obras. Os livros forma adquiridos nas livrarias El Ateneo e Boutique del libro.


Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

Comix de São Paulo


Há 2 semanas estive em São Paulo. Para manter o contacto com o que se edita e traduz por lá em BD, visitei a Comix, uma loja de BD muito boa situada na Al. Jaú 1998. A primeira foto é dos vários livros que por lá comprei, tudo edições da Marvel traduzidas pela Panini e Devir, com excepção da revista de Design "Zupi", que aproveitei para comprar, pois por cá nunca a consegui encontrar (mas esta foi adquirida num quiosque de rua) e adoro.



Aproveitei depois para visitar algumas livrarias como a Livraria da Vila e a Livraria Cultura, ambas muito boas. Na primeira, optei por procurar obras de autores brasileiros, para me actualizar um pouco e ter mais noção do que se faz por lá. Trouxe 3 livros, D. João Carioca, de Lilia Moritz Schwarcz e Spacca, Claustrofobia, de Gonçalo Junior e Júlio Shimamoto, e Mariposa, de Marcatti. Destes três livros só conhecia o primeiro. Ainda não li nenhum deles, mas espero em breve actualizar-me.
Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

segunda-feira, junho 29, 2009

Dark X-Men: The Beginning


Pelo menos ler o Gambit deu para saber que algo novo sobre os X-Men vem a caminho., numa versão mais dark. Cada número desta série terá uma história de 11 páginas sobre uma das personagens dos Dark X-Men e de como eles se tornaram parte da equipa. O #1 focará nos seguintes: Emma Frost, Mimic, Cloak & Dagger, Daken, Weapon X e Dark Beast.
No mínimo tentador!
Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

Gambit #1


Ontem encontrei na BdMania este one-shot do Gambit, que agora partilho convosco. Intitulado "X-Men Origins: Gambit #1", este comic fala de forma breve sobre o que podemos esperar sobre esta personagem que sempre achei fascinante.
Fazendo parte de um grupo de ladrões de Nova Orleães, Gambit inicia o seu percurso bem cedo, e bem cedo conhece o amor, que mais tarde lhe trará dissabores. A fórmula é cliché, o que acaba por tornar o inicio pouco original. Existe a figura do pai que aconselha, que revela o suposto futuro que acaba por se concretizar. Confesso que esperava mais deste comic, que tem uma das capas mais apelativas dos últimos tempos. Mas, como já se falou aqui há tempos, poucos são os one-shots que conseguem surpreender-nos. Infelizmente, este não é um desses casos...
Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

quarta-feira, junho 24, 2009

domingo, junho 07, 2009

Djinn


Pena o meu francês ser medíocre... Já tentei ler umas coisas, tenho alguns livros, mas demoro imenso tempo e não percebo metade. Tenho de aprimorar isto...

E esta capa? Está demais!


Mauro Bex : maurobindo

quinta-feira, maio 28, 2009

The Graveyard Book

Confesso que este é mais um daqueles livros que tenho em wishlist, mas desde a semana passada que tenho tentado perceber o porquê desta discrepância de preços. Ora vejamos:


10.97


13.56


175£
(atenção que são libras e não euros)



O número de páginas também varia ligeiramente: 304, 320 e novamente 320, respectivamente. Entende-se que as edições de luxo ou especiais, tenham um preço agravado pelos mais variados motivos. Mas de 10€ até 175£, upa, upa... Entre as duas primeiras, a única diferença é que o primeiro livro foi ilustrado por Chris Ridell e o segundo por Dave McKean, o que me leva a crer que McKean está mais bem cotado, já que o preço é mais alto.


Mauro Bex : maurobindo

quarta-feira, maio 27, 2009

Top 70 das capas Marvel

Parece que há tempos decorreu uma votação no site da Marvel para que os fãs elegessem as melhores 70 capas de todos os tempos. Até agora vamos na contagem decrescente desde a #70 à #49. Brevemente mais virão.
No dia 26 de Juno irá ser revelada a capa #1. Até lá os tambores continuarão a rufar. Para visitar semanalmente, pois há sempre novas capas a serem mostradas. Alguém tem palpites quanto ao primeiro lugar?
Fica aqui a capa do Iron Man #128, uma das minhas favoritas até ao momento. O autor desta capa foi Bob Layton.




Mauro Bex : maurobindo

segunda-feira, maio 25, 2009

Só me arranjam mais vícios...


Thanks Chris and Naty ;)
Não é lindo o saco? Loja na Rua do Norte, Bairro Alto, Lisboa. Vou ver se descubro o nome.


Mauro Bex : maurobindo

sexta-feira, maio 22, 2009

Prendas a mim mesmo #2 e também um presente


Quando a mãe oferece O Corvo, eu procuro outro :)
Mervin Peake, The Gormenghast Trilogy, que já andava em wishlist há muito. Só arranjo lenha para me queimar...


Mauro Bex : maurobindo

Prendas a mim mesmo


Quem disse que não podíamos oferecer a nós próprios?
Tss, tss...


Mauro Bex : maurobindo

DC Comics Cover Girls

























Prenda de aniversário da minha Shaktí, este livro é um deleite para qualquer apreciador de capas. Foi uma daquelas surpresas... :)
Já o consultei 2 vezes e dá vontade de ir lá espreitar todos os dias, nem que seja só para contemplar uma capa das girls da DC. Desde as figuras mais míticas como a Wonder Woman (com aquela saia inicial, por favor...) às mais recentes personagens da Vertigo, está aqui praticamente tudo o que teve mais impacto no universo bedéfilo feminino. Continuo a achar que devia haver muito mais enredos e ideias com personagens femininas. Este meio ainda é muito voltado para os homens. Vamos ver se o futuro nos reserva algo diferente. Assim espero.
Boas leituras!

Merci love ;)


Mauro Bex : maurobindo