quarta-feira, março 12, 2008

José Carlos Fernandes - O Que Está Escrito nas Estrelas


PVP 21.90€, Edições Tinta-da-China 2008

José Carlos Fernandes, ilustrador e autor consagrado de banda desenhada, publica agora um álbum de horoscopia muito peculiar. Com belíssimas ilustrações e textos divinatórios, num tom entre a ironia e o surrealismo, uma paródia em torno da futurologia «científica».
«O Que Está Escrito nas Estrelas»um horóscopo de assombroso rigor científico, elaborado com base na sabedoria milenar dos magos caldeus, dos druidas de Stonehenge e dos sacerdotes-astrónomos de Chichén Itzá, aliada às mais modernas observações do telescópio Hubble e à capacidade de cálculo dos computadores do CNRS.

Retirado do blogue Pó dos Livros.



Porque se submetem os homens mais facilmente ao jugo das estrelas do que ao jugo da razão? Porque não há quem não queira libertar-se do tremendo fardo de ter de fazer escolhas, das mais simples e comezinhas às mais complexas e ponderosas.Tome-se um singelo exemplo. Como deverá proceder quem se veja confrontado com a alternativa de comprar um colar de pérolas para uma amante ou de investir essa mesma quantia em acções de uma respeitada firma petrolífera? Quem se reja pela razão passará em claro noites intermináveis, sopesando as vantagens e desvantagens de uma e outra opção, consultando os registos históricos das cotações no mercado de crude, extrapolando o crescimento económico das potências asiáticas, ponderando a instabilidade no Médio Oriente, lutando por obter uma equivalência entre dividendos bolsistas e a quantidade de prazer adicional facultada por uma amante satisfeita. Bem vistas as coisas, não irão os eventuais dividendos de uma e outra opção dissipar-se no tormento da escolha? Quantos não sentiram vacilar a sanidade perante a estrénua prova de incessantemente escolher entre múltiplos caminhos? É a esse suplício permanente que este livro, de fácil consulta e profusamente ilustrado, o vai poupar, permitindo decisões lestas e sem remorsos nas mais diversas áreas da vida, amor e negócios.E por que razão são as previsões aqui contidas mais dignas de crédito do que as prometidas pelos horóscopos que pululam nas páginas da imprensa e pelos consultórios de videntes e médiuns que se fazem anunciar nas caixas de correio? Porque são as únicas que aliam as sabedorias ancestrais aos mais modernos conhecimentos científicos, numa Visão Holístico-Sincrética do Cosmos®. José Carlos Fernandes concebeu, desenvolveu e patenteou a Grande Perspectiva Futuroscópica Integrada® e a Análise Escatológica de Variáveis Indexadas®, métodos que permitem determinar com incomparável grau de fiabilidade os acontecimentos futuros.As Edições tinta-da-china e os herdeiros do autor declinam, porém, quaisquer responsabilidades no que toca ao cumprimento ou incumprimento das previsões.


Mauro Bex : maurobindo

4 comentários:

Loot disse...

O último que li dele foi o tratado da umbrografia, aconselho, gostei muito.

Abraço

João Rosa disse...

Fiquei curioso. Qualquer coisa de JCF é mesmo aconselhável, mas infelizmente não li esse Loot.

Unknown disse...

Eu também não li esse loot.
O preço ainda está upa, upa, tenho mesmo de esperar que desça ou que façam uma promoção.
Mas este novo livro parece-me muito interessante. Como diz o celtic, "qualquer coisa do JCF é mesmo aconselhável".

DC disse...

Foi uma pena ele ter sido lançado pela Tinta da China. A par da Cotovia, Relógio de Água e outras, é das editoras com os livros mais caros do mercado. 22€ por 64 paginas é muito:( E nunca vi promoções destas editoras o que é ainda mais triste.