quinta-feira, março 01, 2007

Capas do 9ª #6 - PIRATES OF CONEY ISLAND #1

Capa de: Vasilis Lolos


Misturando pop, punk e rock, temos a onda dos anos oitenta, pura e dura. Adicionando tonalidades rosa, uma boa dose de azuis, mexendo bem com amarelos, uma vasta gama de ocres, laranjas e afins, temos como resultado final o espírito de “Pirates of Coney Island”. Nesta capa energética, podemos contemplar a personalidade eléctrica do personagem punk principal, pela forma como este, de guitarra em punho, salta vigorosamente, qual estrela rock em plena acção. Neste mundo à parte, “convivem” juntos punks, gangsters mafiosos e mais alguns tipos de “aves raras” que, todos mesclados formam um caldeirão de irreverência, criminalidade e negócios manhosos, sem que falte porrada com fartura, sangue e umas quantas cabeças a rolar. Dito isto, o que esperar de uma série que explora uma realidade que muitas das vezes nos passa despercebida e desinteressada? Nada melhor que ler a série, pois procuro debruçar-me sobre esta capa inaugural. Jogando com cores quentes e frias, este primeiro número procura cativar os mais curiosos a entrarem em Coney Island. Cião e magenta fazem uma combinação perfeita, onde pequenas faíscas de amarelados dão o toque quente à composição, que aproveita o contraste entre preto e branco para dar mais profundidade, e ao mesmo tempo leveza, ao conjunto de elementos que figuram no papel (ou neste caso, no ecrã). Quanto ao espírito pirata, podemos encontrá-lo no logo da série, onde a palavra “Pirates” surge sobre um fundo negro, fazendo lembrar o estandarte tipicamente pirata; na pala que tapa o olho da personagem; na despreocupação punk que vai contra a maneira de estar da sociedade, funcionando como ponte de ligação com o passado, quando mercenários navegavam por mares e oceanos sem leis que os preocupassem ou tirassem o sono.
Mas existe ainda a realidade dos gangs, que assolam esta ilha. No carro que surge vindo do fundo, a matrícula espelha a maneira de actuar desses grupos criminosos: “KILL”. Mais explícito não podia ser.
Como em qualquer realidade mundana, os verdadeiros punks movimentam-se quase como uma matilha, pilhando, retraçando e extorquindo o que o mundo lhes dá. E quando esse grupo é totalmente feminino... temos o resultado na capa escolhida por mim, nesta sétima edição da rubrica “Capas do 9ª”.
Uma forma geométrica que faz lembrar um triângulo invertido, símbolo da feminilidade, surge no topo e ao centro da página. E quando a cor utilizada nessa forma é o magenta, aconselho-vos: cuidado com as moças, pois elas são as matriarcas: “Well, welcome to to the jungle, baby”. Por fim, o raio, que mais não faz do que reforçar o conceito de energia e irreverência. O cocktail está pronto a ser servido. Apreciem.
Boas leituras!


Não dê erros, verifique os seus textos no flip online
Mauro Bex : maurobindo

Sem comentários: