sexta-feira, dezembro 15, 2006

Richard Câmara: Ilustrador Português

Como muitos portugueses que executam trabalho de qualidade, Richard Câmara "mandou-se" para terras de nuestros hermanos, ou seja, trabalha fora de Portugal como muitos outros que ambicionam algo mais. O propósito de o trazer a este blog tem várias razões de ser.
A primeira, como referi no início, prende-se com a evidente qualidade do seu trabalho.

A segunda, pelo facto de as suas ilustrações fazerem novamente parte do projecto “Pictoplasma - Character Encyclopaedia”, edição que compila projectos de ilustração, design, etc., tendo como finalidade a sua possível coloração, partindo daí para um universo expandido onde as ideias poderão ser utilizadas para a execução de instalações, escultura, pintura e muito mais. A sua vertente de manual de identidade gráfica é vincadamente objectiva, trazendo ao dia-a-dia do indivíduo novas possibilidades. Podem consultar os seus “Ratos Mickey” que fazem parte deste projecto, aqui.

A terceira razão deste artigo tem a ver com um dos seus trabalhos, La Caperucita Terrorífica, que recebeu uma distinção no IX ExpoComic de Madrid, evento de grande referência na BD espanhola. Aconselho vivamente a sua visualização no blog do respectivo autor, onde podem ter acesso às 4 pranchas desse projecto.

Por fim, falo-vos do “Rei Arenque”, BD que esteve exposta no FIBDA´06. Fica uma página deste título para vossa visualização e, o conselho para uma visita ao blog do artista, richardcamara.blogspot.com, onde terão acesso às restantes pranchas desta história que conta com o argumento de David Soares (o projecto desenvolveu-se a partir de um storyboard deste último). Parabéns ao que de bom se faz com selo português!
Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

4 comentários:

Richard Câmara disse...

Olá Maurobindo!

Muito obrigado pela visita, comentário, palavras de apreço e post! (ufa...)

Espero que de futuro o meu trabalho continue a despertar o teu interesse.

És livre de colocar, enviar, copiar, anexar, "linkar" o meu Blog e todo o trabalho que lá encontrares para efeitos de divulgação. Eu é que te agradeço pela publicidade.

Um abraço desde Madrid.

Richard Câmara

Unknown disse...

Volto eu a agradecer pelo "serviço" prestado para o bem estar da BD nacional.

Não sei se tens conhecimento mas o meu post foi colocado no site BDesenhada.com, pois colaboro com eles, onde tem muito mais projecção e já foi lido por umas dezenas de pessoas. Mais divulgação!

Um grande abraço,

Mauro Bex

Richard Câmara disse...

Olá Mauro,

De facto foi uma surpresa. Não conhecia o dito site, mas agora ocupa um lugar de destaque nos meus "Favoritos"!

Se souberes de mais sites com este calibre e interesse, por favor envia-me os links, porque toda a informação e fontes de trabalho são preciosas...

Vou já enviar um email com referência a estes teus artigos. Se quiseres receber as actualizações no meu Blog ou até que te diga quando passarei por Lisboa para um encontro (nessa altura até te posso mostrar mais material e projectos inéditos) envia-me um teu contacto de email (e telefone?). Os meus estão no Blog.

Um abraço

Richard

Unknown disse...

Óptimo Richard.

Será porreiro trocarmos informação. Esta semana envio-te um mail e alguns dos links que costumo consultar sobre BD, que acabam por ser interessantes para quem gosta de estar actualizado na matéria. Sobre um possível encontro isso era excelente, pois ficaria a conhecer um verdadeiro artista.

Sou apenas um admirador e um curioso nestas andanças da Banda Desenhada. Comecei com o blog por ter essa paixão, e mantenho-o com gosto e prazer. Enfim, divulgando um pouco o que se faz por aí.

Um abraço.