terça-feira, julho 18, 2006

Capas do 9ª #1 - SUPERMARKET # 4

Como introdução para o segundo número desta rubrica/coluna "Capas do 9ª", deixo o aviso de que a mesma passa a constar no site BDesenhada.com (com o nome "Capas da 9ªArte"), encontrando-me eu satisfeito por poder contribuir ainda mais para a divulgação da BD no nosso país, mantendo a esperança de que esta forma de arte abranja cada vez mais pessoas e lares neste rectângulo à beira mar plantado.



Como destaque nesta coluna, surge mais uma vez Supermarket, mini-série já abordada por mim noutra ocasião e noutro contexto, sendo que desta feita o propósito será a capa do ainda por publicar e derradeiro número da criação de Brian Wood e Kristian Donaldson, Supermarket #4.
Esta capa acaba por explicar muito do título em questão. O enredo e os seus intervenientes estão praticamente todos expostos nesta capa. Pella Suzuki (a protagonista desta estória) surge como que coroada, fazendo uma ligação com o topo da capa, onde surge um Yakuza e uma pseudo-Porno Swedish gangster star, ambos “danadinhos” para que a grande herdeira de todo um império de crime e corrupção seja destruída. Entre estes elementos encontram-se dois dos amigos de Pella (ou serão os seus salvadores?), como que criando uma zona intermédia de intervenção/protecção entre as partes envolvidas. Desta forma, surge essa ideia de dedicação e compromisso para com a causa em que a personagem principal está envolvida, mesmo que esta não o deseje. É claro que o dinheiro, as armas, o fumo, as balas (ou serão tampões?) e todo o ambiente sugerem pressão, revelando as partes interventivas, as suas lutas e meios utilizados para atingir os fins a que se propuseram. O centro do enredo está lá, bem no meio, mostrando-nos qual é, realmente, a peça mais importante do puzzle. O ambiente pop criado na capa mostra-se fiel ao conteúdo da narrativa, quer a nível de traço, quer a nível da aplicação da cor. Os tons pastel mantêm-se, equilibrando a suavidade do amarelo e do azul/cinza, com a força e o choque do magenta. O toque do ocre está lá, contrabalançando com o rosa suave das notas. Pormenores que, quanto a mim, ajudam a marcar a diferença. Aguardando ansiosamente pelo desfecho desta mini, espero que a “coroação” de Pella seja confirmada pelo tríptico que nos é exposto nesta bonita capa. Será o final sangrento, natural ou surgirá alguma relação amorosa? Teremos de aguardar para ver. Até lá, boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo
Revisão: Carla Ferraz

Sem comentários: