segunda-feira, dezembro 16, 2013
segunda-feira, dezembro 02, 2013
sexta-feira, novembro 08, 2013
Arrow
Sem grandes expectativas, comecei há uns meses a ver "Arrow", a série televisiva que aborda a vida de Oliver Queen, o Green Arrow criado pela DC Comics há décadas. Não podia estar mais enganado relativamente ao conteúdo. Fiquei surpreendido pela positiva e fiquei fã da série. Neste momento a 2ª temporada já vai no episódio 5, mas vou focar um pouco na 1ª.
Algo que para mim é fundamental para que uma série televisiva seja credível é forma como constrói as suas personagens. Um protagonista forte tem carácter, é fiel aos seus princípios e instintos, mesmo que muitas das vezes esteja errado nos julgamentos que faz. Ao mesmo tempo, sabe reconhecer o erro perto daqueles em quem confia. Oliver Queen era um playboy, um tipo com dinheiro e tempo a mais. Um dia decide embarcar com o seu pai numa viagem de barco até à Ásia para de lá nunca mais voltar. Ou assim pensavam familiares, amigos e tablóides. 5 anos depois Oliver retorna a Starling City. Mas não é o mesmo. Ele teve de se tornar noutra coisa, noutra pessoa.
"Arrow" deixa-nos acompanhar Oliver na sua jornada de vigilante, aquele que quer salvar uma cidade como promessa ao falecido pai. O enredo ganha densidade com constantes viagens ao passado de Oliver, nos 5 anos em que esteve desaparecido numa ilha distante e com características muito próprias. É esta ilha do inferno que molda o novo Oliver, que o torna perito no arco e na flecha, mas temos de ver mais para saber mais.
Mas Oliver não está sozinho. Gradualmente vai reunindo à sua volta uma equipa de bastidores, da qual fazem parte Digg e Felicity, um ex-militar e segurança de Queen e uma nerd informática que consegue entrar em qualquer sistema do mundo. Aliados preciosos para uma demanda que todos os dias roça a morte. E é neste aspecto que a série volta a ganhar pontos. Não é só o protagonista a pedra forte deste jogo, Laurel, a ex-namorada, e o seu pai, o detective Lance, são peças enormes neste tabuleiro que é Starling City. A própria família de Oliver, Moira e Thea, mãe e irmã respectivamente, são de uma importância enorme no desfecho de tantos acontecimentos. Não estão lá por estar, para encher o ecrã, preenchem a história e dão-lhe fundamento e realidade.
Mas chega de palavreado, se têm curiosidade como eu tinha e ainda não viram "Arrow", fica a minha recomendação. Aproveito para levantar um pouco o véu de algo interessante na 2ª temporada, aliás, duas coisas: a introdução de várias personagens do universo DC, muito mais do que na season 1, e uma guinada de abordagem de Oliver enquanto vigilante, que, aparentando cair no cliché e simplicidade, verificamos muito o contrário, ficando assim a personagem muito mais enriquecida.
Para finalizar, um bom exemplo desta mudança de que falo da primeira para a segunda temporada, no mote que abre cada episódio.
SEASON 1
"My name is Oliver Queen. For five years I was stranded on an island
with only one goal. Survive. Now I will fulfill my father's dying wish.
To use the list of names he left me and bring down those who are
poisoning my city. To do this, I must become someone else. I must
become... something else."
SEASON 2
"My name is Oliver Queen. After five years on a hellish
island, I have come home with only one goal... To save my city. But to
do so, I can't be the killer I once was. To honor my friend's memory, I
must be someone else. I must be... something else."
segunda-feira, novembro 04, 2013
sábado, novembro 02, 2013
Spider Ad
Vi há uns dias no FB da BdMania este excelente cartaz da Associação Helénica de Dadores de Sangue. Fica a partilha de uma causa que é sempre nobre, neste caso com um intérprete aracnídeo.
quinta-feira, outubro 31, 2013
domingo, outubro 27, 2013
Hyderabad Graphic Novel Project
Confesso que já nem me lembro de como descobri este projecto, sei que tinha o blog aberto num separador do meu browser para mais tarde fazer um post a propósito. As semanas arrastaram-se e finalmente trago-vos o HGN (Hyderabad Graphic Novel Project), um projecto de dois autores indianos.
A descrição dada pelos próprios sobre este trabalho é esta:
"Hyderabad is several cities in one, cities which are
contradictory and complementary, cities which extend and exist in
dislocations of space and time. In our concept note, we called Hyderabad
a city in argument with itself.
Our attempt is to capture the stories and images of Hyderabad – to approximate a ‘Memory of the City’.
The Hyderabad Graphic Novel Project was founded by Jai Undurti."
No site é possível descarregar gratuitamente algumas das histórias já criadas e saber um pouco mais sobre aquilo que os artistas pretendem passar aos amantes da BD, se bem que o principal está dito na descrição que dão.
Enjoy!
sábado, outubro 26, 2013
The Shaolin Cowboy
Este é daqueles títulos que sempre me despertou curiosidade, um monge Shaolin no corpo de um cowboy... bizarro, no mínimo, mas bastante refrescante. Em primeiro lugar, a personagem principal tem um físico que deixa a desejar para um shaolin, quanto mais misturando isso a um cowboy. Mas que destila estilo, isso é certo. E mesmo sem saber praticamente nada sobre a personagem ou a sua origem, a forma como está construído o conceito à volta desta figura parece-me original e isso já marca pontos a favor.
O primeiro arco de Shaolin Cowboy passou-me ao lado, mas ele está de volta com um novo arco e o mote é este: "the only thing that can stop a bad guy with a gun is a good guy with a chainsaw!".
Desta vez espero deitar-lhe as mãos e não me ficar apenas pela curiosidade.
Sangue com fartura e intriga estão garantidos, mesmo que nestas 2 páginas não vejamos cabeças a saltar... com duas moto-serras a voar daquela maneira, não se espera outra coisa.
Captain America: The Winter Soldier
Em Abril do próximo ano teremos mais um filme da Marvel, Captain America: The Winter Soldier, que introduzirá algumas personagens "novas" no universo cinéfilo da editora, Falcon e Winter Soldier, como o título indica.
Deixo-vos o link do trailer que me parece bastante promissor, mas isso acaba por acontecer com quase todos os trailers, por isso e como sempre, nada está garantido. Basta seguir atentamente novos desenvolvimentos.
Para já, o recrutamento de Robert Redford para este blockbuster é sem dúvida uma surpresa para mim, e talvez para muita gente, já que o actor tem enveredado pelo caminho das produções independentes. Fica a notícia da Vanity Fair, que entre outras coisas escreve: "In the sequel, Redford co-stars as Alexander Pierce, a senior leader
within S.H.I.E.L.D., a member of the World Security Council, and an old
buddy of Nick Fury’s."
FIBDA 2013
Começou ontem o 24º Festival Internacional de Banda Desenhada 2013, na Amadora.
Este ano fiquei extremamente agradado com o cartaz. A composição de Ricardo Cabral é soberba, uma verdadeira explosão de cor e movimento, de uma elegância no traço e escolha dos elementos que compõem este cartaz, um hino à 9ª Arte!
Podem consultar no site do evento a programação, exposições, os nomeados para os prémios, etc. Ou podem seguir o sempre actualizado Leituras de BD, que contém informação bastante detalhada sobre o evento.
Aproveitem o festival, de 25 de Outubro a 10 de Novembro, no Fórum Luís de Camões, na Amadora.
segunda-feira, outubro 14, 2013
domingo, outubro 06, 2013
Jarvis App
Está disponível há mais ou menos um mês o aplicativo "Jarvis" para iOS. Como eles dizem: "While you can't have your own personal collection of 42
fully-functioning Iron Man suits like Tony Stark, now you can have your
own personal JARVIS on your iOS device".
A explorar mais aqui.
segunda-feira, agosto 19, 2013
domingo, julho 14, 2013
Gladiator Hulk
Lembro-me de há uns anos atrás andar super agarrado ao "Planet Hulk"! Foi um momento enorme de "The Incredible Hulk"... Abreviando, os Illuminati decidem expulsar este bicho verde para fora da Terra e durante a sua viagem espacial, Hulk apercebe-se da conspiração contra ele montada e decide rebentar com a nave que o levava para uma outra galáxia. Como esta besta não morre, aterrou onde não era suposto, o planeta Sakaar. É feito escravo, luta contra o Surfista Prateado num duelo memorável (é a partir desse acontecimento que esta estátua é feita), apaixona-se, etc., etc., etc... e mais à frente acaba por ter um filho, mas isso agora não interessa nada.
Como
a cena com o surfer ficou na memória de muita gente, a Sideshow decidiu
recentemente fazer uma estátua que retrata o Hulk nesse aspecto de
gladiador. Está excelente, tal e qual como no comic! Ficam algumas
imagens para apreciar esta estátua que está na minha wishlist. Tem detalhes deliciosos e está com um ar bruto e bestial, como bem se pretende!
Will Eisner Comic Industry Award Nominees 2013
Esta 6ª feira serão anunciados os prémios Eisner, uma espécie de Óscares da BD nos Estados Unidos. A lista de nomeados e as categorias são muitas, por isso, convido-os a clicarem na imagem para visitarem a selecção que foi feita. Há bastantes categorias e estes prémios valem o que valem.
Destaco as nomeações da Image, que nas categorias principais abafam completamente a Marvel e a DC (esta editora nem vê-la nas nomeações), o que mostra o crescendo de qualidade nas publicações da editora de Todd MacFarlane.
Aguarde-se o veredicto!
quinta-feira, junho 27, 2013
Immortals: Gods and Heroes
Mais uma passagem pelo site da Archaia, mais uma descoberta (para mim, pelo menos). Immortals: Gods and Heroes, conta com a participação de vários artistas para a edição deste título; podemos encontrar as contribuições de nomes como Ron Marz, Scott Hampton, Ben Templesmith e tantos outros.
O mote não é novidade, divindades gregas, contos e mitos sobre o panteão helénico e um filme a acompanhar. Só ainda não percebi se o filme de 2011 "Immortals" veio primeiro (que aliás conta com as presenças de Mickey Rourke, Henry Cavill - o mais recente Man of Steel, e Freida Pinto), ou se partiram da BD para o fazer. Pouco importa no fundo, já que este two-sided hardcover parece contar material bem interessante. Cliquem na imagem para poderem ler o preview.
Boas leituras!
Abusar "à la states"
Uma das coisas que me tem levado a comprar cada vez menos comics é o pouco gradual aumento de preços das revistas. 4,99$ por um comic de 37 páginas... hmmm...o que dizer? Que se convertermos isto para €€ não fica mais barato; ao contrário, aumenta por razões óbvias de negócio que é mais do que compreensível.
No entanto, para o consumidor começa a tornar-se exagerado investir numa revista que custa 5€ e qualquer coisa, quando temos TPBs que compilam 6 ou 7 comics e que por vezes custam menos de 10€. Somando tudo, está cada vez menos interessante comprar comics originais nas lojas de BD. A não ser que a história seja mesmo alguma coisa que não consigamos deixar passar.
Atualmente só sigo histórias que ainda mantenham o preço de 2,99$, ou pontualmente, um mais dispendioso que tenha uma capa excelente ou que seja coleccionável, daquelas para mais tarde recordar. Fora disso, já considero abusar "à la states"! Deixei de seguir Detective Comics que do dia para a noite passou de 2,99$ para 3,99$; toma lá mais 1 dólar em cima sem aviso! Indecente...
E o motivo deste post foi ter esbarrado com o mais recente Superman Unchained #1, que não sei se tem um super poster lá dentro ou algo parecido, mas como referi no inicio do texto, a preços destes não dá! Pronto, já não me ouvirão falar de preços tão depressa, pois como falei ontem com o Gabriel, já há uns tempos que me ando a queixar do mesmo e ficou aqui o ponto final.
Entretanto, aproveitem as vossas leituras!
quarta-feira, junho 26, 2013
terça-feira, junho 25, 2013
The Hobbit 2: The Desolation of Smaug
Escapou-me o primeiro cartaz que Peter Jackson mostrou no FB, para o segundo episódio de "The Hobbit", mas o trailer já anda a fazer maravilhas, com Smaug a aparecer em grande plano no final! Enquanto esta mega produção nos vai dando migalhas e mais fome até 12 de Dezembro deste ano, a Empire Magazine aposta forte na capa deste mês (como podem ver); para além da capa de quiosque, os assinantes têm direito a uma capa minimalista exclusiva, sem imagens e textos fora do tema (não sei se em Portugal a música será a mesma).
segunda-feira, junho 24, 2013
500 posts
Posso dizer que este blog comemora hoje um dia especial, o alcance do post 500! Meia milena é qualquer coisa e como tal fiz uma ilustração para assinalar este marco. Após mais de 7 anos no ativo, cá estarei para muitos mais posts bedéfilos e afins.
Continuem a passar por cá, caso contrário isto não tem grande sentido de ser.
Boas leituras!
quarta-feira, junho 19, 2013
Krishna - A Journey Within
Descobri hoje este livro que já foi lançado em Dezembro de 2012. Ao invés de me alongar muito, deixo uma curta descrição do que pode ser encontrado na obra (podem continuar a ler, é só clicar no link no fim do texto), assim como várias imagens da arte fantástica de Abhishek Singh, um talentoso artista indiano que começa a dar os primeiros passos no campo do argumento, já que este título é inteiramente seu. A arte é fabulosa, contemplativa e bastante variada (o que valorizo muito num artista), consoante a época em que Krishna é retratado.
Enjoy!
"This book tells the story about the birth, life, and death of Lord Krishna, a key figure and god from Hindu mythology.
Krishna’s
story has been told in in several comics, published by several houses,
but, it has never been told in such a way, as far as I know.
The
main narrative device used in the book is that of an older Krishna
reminiscing about key moments of and related to his life while sitting
at a beautiful river bank, with parallels of his experiences and
narrations being reflected in the flora and fauna around him.
Krishna
himself looks visibly older and mature, as indicated by his abundant
facial hair. While this may not be accurate, I don’t think I have ever
seen Krishna depicted with a beard. While at first it was slightly
jarring, I quickly appreciated it as it informed me that the story was
being told in a non-linear format.
Subscrever:
Mensagens (Atom)