quarta-feira, dezembro 07, 2011

Recordar



Recentemente voltei à leitura de "O Hobbit". Confesso que Peter Jackson tem alguma culpa no cartório, já que a estreia do filme homónimo tem data marcada para 14 de Dezembro de 2012, daqui a pouco mais de um ano. Quero ter a história fresca na minha cabeça para estar mais atento aos detalhes e ao enredo criado para o filme.

Mas, este é apenas um pretexto, já que para se reler "O Hobbit" não são precisos filmes ou "filmes" vários. A obra por si só, já tem um peso e uma qualidade próprias que fazem qualquer apreciador de literatura fantástica repensar que livros voltar a ler.

De momento, devo estar a cerca de um terço do livro, já com todo o gang a passar pelas Montanhas Nebulosas, após a passagem por Rivendell. Bilbo já encontrou o "um anel" e Gollum. E já se escapuliu por túneis e fintou goblins (não gosto da tradução em português) para sair de vários apertos. Para aqueles que nunca leram este livro, ficam desde já informados que é aqui que Bilbo Baggins encontra o anel do poder.

Não quero estragar mais a curiosidade para quem nunca passou as vistas pelo livro. Recomendo a sua leitura, é uma obra fundamental para quem aprecia Tolkien, "O Senhor dos Anéis" e a literatura fantástica em geral. Quiçá, esta não poderá ser uma boa prenda de Natal...

Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

3 comentários:

tadeu disse...

comecei a ler o livro pela mesma causa que citas.
antes, voltei a ler a adaptação feita em bd. também tens?
que livro indicarias, neste segmento fantasia?
abraço! :)

Optimus Prime disse...

"voltei a ler a adaptação feita em bd. "

Que vai ser reeditada em 2012.

maurobindo disse...

Tadeu, penso que deve haver muita malta a fazer o mesmo que nós... Tenho a adaptação em BD, mas nunca a li. É daqueles que está em lista de espera, como tantos outros livros. Em relação a livros do género, dentro do universo Senhor dos Anéis, recomendaria "The Silmarillion". Explica muito bem a origem de todo este universo que Tolkien criou, dos numenorianos, de Sauron e tantas outras coisas. Conheces Elric? Eu adorei e recomendo vivamente. Em Portugal, a editora Saída de Emergência tem pelo menos 3 livros editados. Salomão Kane e Conan, de Robert E. Howard, são dos meus preferidos também. Espero que ainda não os tenhas lido. Um abraço!

Optimus Prime, obrigado pela boa nova. Abraço.