terça-feira, maio 30, 2006

Capas do 9ª #0 - ANNIHILATION: SILVER SURFER # 1

Ele há capas acima da média. É um facto. É algo que deve ser reconhecido, mas mais que tudo, apreciado. Capas há muitas, no entanto há sempre aquelas que têm a capacidade de se destacarem das demais, por vezes devido a pequenos pormenores, outras vezes porque formam um todo brutal. Brutal pode ser entendido de variadas formas. Pelo seu impacto, pela sua composição, pelo traço do desenhador, pela cor aplicada ou simplesmente pelo artista que a executou ou pela personagem que nela vem representada. Tudo conta, principalmente o nosso gosto - sempre muito pessoal, "há que dizê-lo com frontalidade" - que falha em agradar a todos e ainda bem que assim o é (como diz um amigo: "já pensaram se gostássemos todos de amarelo?"). No fim de contas, acaba por ser esse nosso gosto que mais importa nestas coisas.

Capa de: Gabriele Dell´Otto

A secção "CAPAS DO 9ª" fica inaugurada no 9ª arte, para partilhar, dar a conhecer ou apenas relembrar. Divulgar a BD é o que conta neste espaço, daí a criação desta área.
Em representação desta rúbrica e, como estreante, ANNIHILATION: SILVER SURFER # 1 foi o eleito. Esta personagem histórica da Marvel está de volta, desta feita na série Annihilation, onde irão decorrer acontecimentos catastróficos, trazendo ao de cima figuras como Super-Skrull, Nova ou Ronan (fica prometida uma análise a esta série para mais tarde). A escolha do Silver Surfer foi fácil para mim, já que foi dos poucos super-heróis que sempre me fascinou. Neste caso, só porque está de volta. Na capa o seu aspecto agressivo e determinado, dá aquele ar explosivo e poderoso, e venha de lá o que vier, é certo que vai tombar. O efeito de velocidade vertiginosa é soberbo, conseguido pela luminosidade subtil e pelo arrastar dos astros. É bom vê-lo de novo. Enfim, diria que o melhor a fazer é apreciar, pois ninguém vai querer aqueles punhos fechados por perto.


Mauro Bex : maurobindo

4 comentários:

Veronica Electronica disse...

Aaah, o meu preferido!
Surfista... dos tempos em que lia Marvel:)
Maravilhoso
E até tenho jeito para a coisa, modéstia à parte, como naquele dia em que peguei num número 1, a 250€!

Passaporte disse...

Olá.

Antes de mais, obrigado por visitares o meu blog LerComics e pelo simpático comentário que lá deixaste. Aqui estou eu, a retribuir a visita, e deixa-me que te diga que gostei do que vi no teu blog. Tanto, que já coloquei um link para o 9a arte, para me lembrar de vir aqui dar uma vista de olhos de vez em quando. Acho interessante e benéfico para os vários blogs de BD estarem interligados, pelo que a resposta à tua pergunta é sim, estou interessado em fazer parte da tua lista de links.

Obrigado mais uma vez, e continuação de bons posts.

E agora, o verdadeiro comentário à capa do Silver Surfer: Gabriele Dell'Otto faz capas excelentes. Não me lembro de nenhuma que não goste. Já em termos de arte interior, acho-o um bocado confuso e repetitivo. Pelo menos assim achei, na mini-serie Secret War, que fez para a Marvel.

Unknown disse...

Não te tou a ver a ler comics 8) he,he! Tens lá muitos em casa, não há desculpa para não ler BD! Para mais, está lá o teu favorito Silver Surfer. Era um bom regresso...

Agora os convidados.

Obrigado passaporte. Se a malta da BD tiver uma interactividade e interligação permanentes acho que é a BD que sai a ganhar. Aparece sempre que puderes, e comenta sempre. A meu ver, é esse o combustível de um blog. Sempre que possa, passo pelo LerComics deixando uns comentários para participar na actividade bloguista! Volta sempre!

João Rosa disse...

Eu adorava essas capas do Del'Otto, mas depois cansei-me... Com as outras também se passou o mesmo.