terça-feira, maio 30, 2006

Capas do 9ª #0 - ANNIHILATION: SILVER SURFER # 1

Ele há capas acima da média. É um facto. É algo que deve ser reconhecido, mas mais que tudo, apreciado. Capas há muitas, no entanto há sempre aquelas que têm a capacidade de se destacarem das demais, por vezes devido a pequenos pormenores, outras vezes porque formam um todo brutal. Brutal pode ser entendido de variadas formas. Pelo seu impacto, pela sua composição, pelo traço do desenhador, pela cor aplicada ou simplesmente pelo artista que a executou ou pela personagem que nela vem representada. Tudo conta, principalmente o nosso gosto - sempre muito pessoal, "há que dizê-lo com frontalidade" - que falha em agradar a todos e ainda bem que assim o é (como diz um amigo: "já pensaram se gostássemos todos de amarelo?"). No fim de contas, acaba por ser esse nosso gosto que mais importa nestas coisas.

Capa de: Gabriele Dell´Otto

A secção "CAPAS DO 9ª" fica inaugurada no 9ª arte, para partilhar, dar a conhecer ou apenas relembrar. Divulgar a BD é o que conta neste espaço, daí a criação desta área.
Em representação desta rúbrica e, como estreante, ANNIHILATION: SILVER SURFER # 1 foi o eleito. Esta personagem histórica da Marvel está de volta, desta feita na série Annihilation, onde irão decorrer acontecimentos catastróficos, trazendo ao de cima figuras como Super-Skrull, Nova ou Ronan (fica prometida uma análise a esta série para mais tarde). A escolha do Silver Surfer foi fácil para mim, já que foi dos poucos super-heróis que sempre me fascinou. Neste caso, só porque está de volta. Na capa o seu aspecto agressivo e determinado, dá aquele ar explosivo e poderoso, e venha de lá o que vier, é certo que vai tombar. O efeito de velocidade vertiginosa é soberbo, conseguido pela luminosidade subtil e pelo arrastar dos astros. É bom vê-lo de novo. Enfim, diria que o melhor a fazer é apreciar, pois ninguém vai querer aqueles punhos fechados por perto.


Mauro Bex : maurobindo

segunda-feira, maio 22, 2006

Spawn Series 29: Evolutions


A nova série de Action Figures Spawn foi lançada no dia 19 de Maio, pela McFarlane. Spawn, Ninja Spawn, Zera, Thamuz, The Disciple e Man of Miracles - míticas personagens da saga - formam o conjunto completo. A ideia é abranger o universo Spawn do #150 em diante. Com a (r)evolução artística pela qual a série passa neste momento, este é, sem dúvida, um passo em frente. Os comics são pensados para que os novos leitores e/ou fãs ganhem contacto rápido com a história, sendo mais fácil familiarizarem-se logo de ínicio. Neste caso, são as Action Figures que dão o impulso decisivo. Com uma "online feature" muito bem conseguida, o visitante tem acesso ao desenrolar dos próximos números, a uma galerias de capas, a esboços das personagens, a biografias de personagens e artistas e, vários downloads disponíveis. As figuras começarão a ser distribuídas em Junho nos Estados Unidos, chegando a Portugal, em princípio, no mês seguinte. Tudo isto e muito mais em Spawn.com.










Mauro Bex : maurobindo

sexta-feira, maio 12, 2006

Leituras FDS #0 - Wolverine Origem

Esta rubrica vai propor aos visitantes do blog uma sugestão de leitura para o fim-de-semana. Os títulos recomendados serão sempre livros já lidos por mim, para que sejam diferenciados das outras matérias divulgadas, pois nem sempre dá tempo para ler tudo. Lanço também o desafio a quem tenha um blog sobre BD, e que, porventura visite o 9ª Arte, que divulge esta ideia/sugestão no seu espaço, contribuindo para uma maior adesão à leitura de BD. Se puderem passar a palavra fico muito grato.


Wolverine: Origem, editado pela Devir, é a sugestão para este fds. Este livro foi gerado com alguma polémica. Isto porque na Marvel, os responsáveis achavam que o título seria um flop e que iria arruinar a imagem que os fãs tinham da personagem. Felizmente enganaram-se. Bill Jemas, tinha o sonho de lançar esta história, mas só Paul Jenkins partilhava desse mesmo desejo (isto enquanto comiam donuts a um canto). Espicaçado pelos dois, Joe Quesada - na altura, eleito recentemente editor-chefe da Marvel - concordou em avançar com o projecto calmamente. Depois de meses de reuniões e debates de ideias, onde continuadamente se rejeitavam todas as hipóteses, foi necessário Jemas passar alguns dias com as suas duas crianças para que juntos tentassem perceber como teria sido a infância de Logan. A infância de alguém tão implacável, mas no fim de contas, apenas uma infância...

O ínicio da história é passado na propriedade Howlett, onde habita uma abastada família, a que se junta Rose, moça orfã, para entreter e tomar conta do patrão James, um menino enfermo. A senhora Elizabeth Howlett - mãe de James - voltou de um internamento num sanatório, e nunca mais foi a mesma. O seu marido John, é um homem justo, simpático e cortês, sempre ocupado com os assuntos da quinta. O pai de John, é um "bode velho e cruel". No seio desta bizarra família,
destacam-se três jovens, que se tornam muito amigos pela proximidade de idades: James, Rose e o Cão, filho de Logan, o capataz da propiedade. E é aqui que tudo se começa a desenrolar. Cão leva tareias do pai quase diariamente, devido ao seu apetite pela bebida, não conseguindo esconder as marcas no seu corpo. Rose sabe-o, pois Cão tem um fascínio qualquer por ela. Quando James quase se afoga, o velho tenta castigar Cão, mas o que acontece é um afastamento quase natural destes amigos. Anos mais tarde Cão aborda Rose de forma agressiva e os três amigos vêem-se novamente juntos pelas razões erradas. Isto vai dar origem a uma série de acontecimentos em cadeia, desde a expulsão dos Logan da propriedade Howlett, à vingança dos mesmos sobre os antigos patrões. Nessa vingança surge a grande revelação, o verdadeiro Wolverine! A partir daqui recomendo a leitura do livro, pois se mais for revelado, a vontade de o explorar tenderá a diminuir e, a ideia é dar-vos apetite para a leitura. Acrescento que Logan e Rose fogem para longe, onde começam uma nova vida. Interessante é poder assistir ao crescimento de Logan, ao seu esquecimento e corte com o passado e das razões que o levaram até este local. É o ínicio de uma vida dura para ambos. Aos poucos Logan vai-se descobrindo a ele próprio e à sua verdadeira natureza. Perto do final, um velho conhecido surge do nada, despertando o verdadeiro Wolverine...

Abaixo junto algumas fotografias tiradas por mim, do exemplar que tenho na minha colecção. A arte é simplesmente fabulosa. O traço e a aplicação da cor formam uma harmonia perfeita para a criação de um ambiente antigo. Das melhores combinações que já vi.

Argumento: Paul Jenkins
Desenho: Andy Kubert
Cor: Richard Isanove
Capa: Joe Quesada &
Richard Isanove









Mauro Bex : maurobindo

quinta-feira, maio 11, 2006

K #1 : Big Bang Baby

Sete jovens podem decidir o futuro do universo... Vão escolher salvá-lo ou condená-lo?

É este o mote de abertura de K, lançado em Março deste ano pela Soleil. Criado por Crisse (Kookaburra, Luuna, Atalante) e Hicks, com desenho do mexicano Humberto Ramos (Crimson, Peter Parker: SpiderMan e, recentemente Revelations), este é um dos projectos da BD franco-belga que aproxima artistas de ambos os lados do Atlântico. Sendo eu um admirador do estilo de Ramos, só posso estar ansioso para que esta Bd seja traduzida e editada em Portugal. Talvez mais tarde e, talvez a VitaminaBD consiga os direitos de Revelations (já me foi dito que a editora tentará adquiri-los para uma edição em Portugal), uma mini-série que "revelou" ter uma enorme qualidade no argumento (Paul Jenkins) e um traço mais maduro de Ramos. Apesar de K ter um estilo semelhante ao universo de Kookaburra, é esperado que esta série anual - com a duração de 3 anos - se consolide de forma a tornar possível mais parcerias deste tipo, entre o franco-belga e o estilo americano. Disponível na amazon francesa por 12,26€ mais portes de envio, para os mais impacientes. Pouco mais poderei dizer, pois "ainda" não a adquiri para mim! Entretanto ficam alguns planos, ainda sem legendagem.















Mauro Bexiga : maurobindo

Ekos #Preview Edition

Parece que ainda não é desta. A Aspen Comics já anda a prometer há algum tempo lançar a série Ekos, que muita gente pensava adquirir ainda este ano, mas o lançamento foi novamente adiado, desta feita para o verão de 2007, apesar de os responsáveis afirmarem que esta data não vai sofrer mais alterações de publicação - vamos ver se assim é. Disponível está apenas o Preview no site da editora, e se querem que vos diga nunca o vi por cá. A história passa-se num mundo diferente do nosso, ainda assim muito semelhante, que desde a sua existência nunca foi muito dado a mudanças. Conflitos entre espécies, a própria natureza e o modo de vida, tudo sempre foi muito na mesma. Até um dia. Uma "Boko Flower" que apenas floresce uma vez em cada ciclo, tem a capacidade de transmitir visões do que irá acontecer num tempo próximo. E essa visão é catastrófica. O personagem principal vê-se confrontado com esta situação nada habitual, e é aconselhado pelo seu pai a avisar os da sua espécie do que está prestes a desenrolar-se, se bem que ninguém lhe dará ouvidos. E mais não vou revelar. O Preview contém ainda biografias de vários personagens e alguns elementos importantes sobre a série. E venha de lá o Verão do próximo ano. Deixo ainda uma página de Ekos para todos.


Written by Geoff Johns
Art by Michael Turner
Colors by Peter Steigerwald














Mauro Bex : maurobindo

quarta-feira, maio 10, 2006

Entrevista a Pedro Silva

Pedro Silva é o responsável pela Loja BdMania e editor da VitaminaBD. Quanto a mim, é uma das editoras com maior crescimento e com séries de grande qualidade a serem editadas em Portugal. Esta entrevista foi enviada a todos os clientes da BdMania que são assinantes da newsletter, durante o mês de Abril. Tomei a liberdade de partilhá-la com todos aqueles que não têm acesso a essa informação, de forma a divulgá-la, pois revelou-se muito interessante. Interessante por ter algumas revelações de cariz editorial (novos lançamentos), bem como o curto historial da editora e, alguns apontamentos a nível pessoal que elucidam bastante todos aqueles que se estão a iniciar neste novo mundo que é a BD. A entrevista é um pouco extensa, mas garanto-vos que vale muito a pena (podem lê-la em 2 ou 3 vezes). Tenho a sorte de conhecer o senhor e, posso-vos dizer que é um porreiraço! Fica o link. O site responsável pela entrevista é o BDesenhada.

A foto é do site bdesenhada.com
Mauro Bex : maurobindo

terça-feira, maio 09, 2006

Spawn Collection Volume 2

O segundo volume do anti-herói Spawn, está para breve. A Image Comics prepara-se para lançar este segundo livro no final de Maio (em princípio no dia 31), adiantando que este terá cerca de 464 páginas! É obra! Para além de serem os meus comics de eleição (estando neste momento a atravessar uma fase de excelente qualidade no enredo e de, na arte estar uma coisa por demais espectacular, número #156!), Spawn Volume 2 tem tudo aquilo a que os seguidores tardios não tiveram acesso. O quase início está guardado nestas páginas. Pensa-se que vai conter entre 10 a 20 "issues", provavelmente do #15 em diante, com algumas interrupções pelo meio, mas mantendo um fio condutor durante todo o livro. A presença constante de Todd McFarlane (criador de Spawn) e Gregg Capulo dão outra dimensão e mística a Spawn, dando-lhe uma força sobre-humana. Funciona na perfeição. O "tomo" já está disponível na Amazon.com para um pre-order, e espera-se que chegue à terra de Camões ainda este ano. Veremos se a habitual BdMania vai adquirir alguns volumes.


Mauro Bex : maurobindo

Star Wars: Legacy #1

A nova série da saga StarWars está para breve. Legacy é o sucessor de Republic, a excelente série que terminou no número #83, e a sua estreia está prevista para o início de Julho, abrindo novas expectativas para quem aprecia o universo criado por George Lucas. O Universo Expandido de StarWars não pára de crescer, e Legacy é mais uma das novas apostas da Dark Horse para 2006. A "equipa" de Legacy é exactamente a mesma de Republic: argumento a cargo de John Ostrander, desenho de Jan Duursema, tintas Dan Parsons e cores de Brad Anderson. Mantendo o grupo de trabalho será de esperar uma continuidade na qualidade. Nos casos de StarWars sou suspeito, já que sou um fã acérrimo do Universo Expandido, mas já conheço algum trabalho deste grupo e, posso afirmar que as séries produzidas por estes senhores têm sido excelentes, desde um argumento forte e coerente (mostrando-nos sempre o que os filmes não podiam mostrar, explorando ao máximo os personagens, dando-nos a conhecer a sua vida e o seu passado, as suas ligações com os vários mundos) a uma arte ao nível da saga, com excelente traço e boas cores. Legacy explora o legado dos Sith, com muita acção por toda a galáxia. Basta aguardar...

Writer: John Ostrander
Cover Artist: Adam Hughes
Penciller: Jan Duursema
Inker: Dan Parsons
Colorist: Brad Anderson

NOTA de rodapé:
Fiquem atentos, pois no final de cada post ficarão, sempre que possível, links para sites de interesse, relacionados com o post original. Estes links podem surgir nas imagens ou durante o texto.

O 1º Post

É com grande prazer que é hoje inaugurado o blog 9ª Arte, um espaço dedicado principalmente à BD. A ideia é dar a conhecer algumas novidades deste vasto mundo, passando pelas séries novas e antigas, destacando as edições portuguesas, abordando as edições estrangeiras, procurando desta forma dar a conhecer aos internautas uma das minhas grandes paixões, a Banda Desenhada.

O cinema é, hoje em dia, um grande dinamizador deste meio e, sempre que a oportunidade surgir, a 7ª Arte será referenciada aqui, assim como algumas edições em dvd. Será também um local que procurará mostrar o que de melhor se faz ao nível de "collectibles" (as estátuas, bustos, action figures, etc., sobre bd, filmes, séries...) no planeta, deixando ao critério dos leitores se estes serão uma boa adição, ou complemento, às suas colecções. Finalmente, alguns temas sobre literatura fantástica poderão ser mostrados no 9ª Arte, já que por vezes estes servem de inspiração a novos temas de BD.

Espero que esta experiência resulte naquilo a que se propõe, que é a divulgação da Banda Desenhada. Todos e quaisquer comentários são bem vindos. Só desta forma será possível saber se o blog tem pernas para andar. Fica feito o convite.

Boas leituras!

Mauro Bex : maurobindo