sábado, março 17, 2012

Silver Surfer

Este é um conto do surfista passado num tempo actual, editado pela Casa das Ideias em Fevereiro do ano passado. Uma boa forma de percebermos o tempo da acção deve-se à participação do novo grupo Future Foundation (fatinhos brancos sem colarinhos e mais estilosos).

Mas não é à volta deste grupo que o enredo gira mas sim pela emocionalidade do Silver Surfer. Para quem conhece o surfista já deve estar a estranhar a emocionalidade envolvida nisto... no entanto, a realidade é essa. Norrin Rad vê-se novamente nessa pele e Suzi Endo (a personagem feminina que fará Norrin reviver muitas memórias e sentir endorfinas desde que se tornou um arauto de Galactus) vê-se envolvida onde menos esperava, tornando-se no que nunca tinha ousado sonhar.

Desvendando um pouco o véu para quem ainda não leu, o Surfer perde a sua pele prateada e consequentemente o seu Power Cosmic (e a bendita prancha). O responsável pela proeza é o High Evolutionary e posso afirmar que o sucesso lhe sorriu.

Espero ter aguçado a curiosidade alheia. Apesar de ter os comics há um ano, só agora os li, pois tinha um buraco na colecção que me levou a adiar a leitura desta história.

Deixo-vos algumas imagens, uma delas que nunca imaginei ver, o Silver Surfer a beijar apaixonadamente...
Boas leituras!







Mauro Bex : maurobindo

quinta-feira, março 15, 2012

Dinosaurs vs. Aliens




Invasão alienígena no tempo dos dinossauros?
Yep, é do que trata esta nova BD com argumento de Grant Morrison e arte de Mukesh Singh.

Deixo-vos algumas páginas e esboços de Mukesh Singh como teaser para este título da Liquid Comics que sairá em Maio. Podem ver mais aqui.

Boas leituras!

















Mauro Bex : maurobindo

quarta-feira, março 14, 2012

Organizar para facilitar

Enquanto organizo todos os meus comics (e quando digo todos, são mesmo todos!), esbarro com edições antigas já esquecidas, outras mais recentes, mas todas elas fascinantes, independentemente da sua qualidade gráfica ou do conteúdo do argumento. É um deleite poder ter tudo isto em mãos, um privilégio ser contemporâneo de tantos artistas que produzem como nunca antes se produziu neste meio, de me ter cruzado com alguns deles, falado com outros tantos, portugueses e não portugueses, de ter viajado e participado em eventos que promovem a Banda Desenhada, dentro e fora de portas.



Obrigado a todos eles, por me fazerem estar horas a alinhar tantos comics e a apreciar mais uma vez a vossa arte. Continuem!


Mauro Bex : maurobindo

segunda-feira, março 12, 2012

To Moebius

A um grande artista da 9ª Arte que partiu para outras paragens, fica a minha homenagem e agradecimento pelo legado e inspiração que proporcionou a tantos outros artistas.



Merci por tout Jean "Moebius" Giraud (1938-2012).


Mauro Bex : maurobindo

quinta-feira, março 08, 2012

MAB Invicta - Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada

O MAB está a chegar! É do conhecimento da maioria dos bedéfilos nacionais, mas é sempre importante divulgar iniciativas como esta. Não vou poder estar presente mas desejo o maior sucesso para o evento e que nos anos vindouros cresça e seja referência no panorama da 9ª Arte nacional.

Nas presenças internacionais, destaco Melinda Gebbie, que ilustrou o enredo de Alan Moore para Lost Girls. Mas há muitos e excelentes artistas nacionais e internacionais, deixo-vos a lista completa:

Autores portugueses:
Regina Pessoa
Pedro Serrazina
Filipe Abranches
Filipe Melo
Ricardo Cabral
João Mascarenhas
Rui Sena
Derradé e Geral
Hugo Teixeira

Autores de outros países:
Fabio Civitelli
Melinda Gebbie
David Hine
Anke Feuchtenberger
Ulf K
Kai Pfeiffer
Lars Henkel
Dominique Goblet
Olivier Deprez
Denis Deprez


Podem consultar o blog oficial e a página do FB do evento, para mais informações.


Mauro Bex : maurobindo

A BD e a Literatura

"A visão que eu tenho da banda desenhada é a de um género literário que é narrada com texto e desenhos, não a de um género pictórico enriquecido com palavras."
David Soares


Hoje dei de caras com esta definição, se assim o posso dizer, de David Soares sobre Banda Desenhada. Fiz um post sobre isto em 2007, no meu blog Já Cheiro o Samádhi, que alguns de vocês devem conhecer.
Achei interessante relembrar, já que tantas e tantas pessoas ainda continuam a achar que Banda Desenhada são bonecos para criancinhas.
Aproveito para recomendar uma visita ao blog do David Soares, aqui.

Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

Rorshach. The Comedian. Dr. Manhattan. Silk Spectre. Nite Owl. Ozymandias. E a D.C.



Who watches the Watchmen?
Basta clicar na imagem.

A D.C. reformulou os seus websites e criou mini-sites para algumas séries, como Batman, Justice League, Watchmen, entre tantos outros.
Enquanto espreitava a página dedicada a Watchmen, dei de caras com o trailer de "Tales of the Black Freighter", animação criada para complemento do filme, como dizem. A história é conhecida para quem leu a BD, um enredo paralelo que enriquece toda a trama da história criada por Alan Moore. Espreitem e vejam o que acham da voz de Gerard Butler a acompanhar.




Mauro Bex : maurobindo